Você já parou para pensar na experiência de marca?

 

Um dos maiores desejos das empresas que atuam no varejo é criar um relacionamento com seus consumidores, já que isso aumenta a visibilidade da marca, aumenta a possibilidade de recompra e influencia diretamente no faturamento.

Além disso, pode ser um estímulo ao marketing de indicação, o famoso boca a boca, e criação de comunidade. Uma organização informal entre clientes que se tornam fãs e passam a indicar seu produto ou marca organicamente.

Por isso, é seguro dizer que o alto investimento publicitário vale a pena. Uma vez que a disputa de atenção entre as diversas marcas é bastante forte, esse investimento se torna uma diferença competitiva.

No entanto, todo esse investimento não tem importância caso o cliente se depare com problemas, baixa qualidade de atendimento ou decepções com relação ao que a empresa oferece ao chegar no ponto de venda.

Para isso, é importante garantir uma experiência de marca condizente com a comunicação e que conquiste seu público. Confira abaixo!

Você já ouviu falar em experiência de marca?

Ao tratarmos da experiência de uma marca, estamos falando dos elementos objetivos e abstratos que o consumidor espera de sua experiência junto à empresa.

Como o conforto, o bom atendimento, a qualidade dos produtos e, até mesmo, a maneira como estes estão dispostos e apresentados dentro do ponto de venda (PDV).

Para que a experiência de sua marca seja positiva para o cliente, é necessário que os valores apresentados nas estratégias de comunicação e posicionamento sejam condizentes com o que é oferecido a ele — ou seja, ter atenção na hora de lidar com as expectativas do cliente.

Proporcionar uma boa experiência de marca é importante

Você já deve ter percebido como o número de anúncios e informes publicitários que ultrapassam nosso caminho diariamente é grande.

Por isso, é essencial pensar em impacto. Uma comunicação que seja assertiva, bem direcionada e converse diretamente com o público-alvo, ou seja, as pessoas que são possíveis consumidores do que negócio.

Mas além disso, a experiência de marca é um fator de grande importância para diferenciar sua empresa da concorrência. É ela que confirma e supera ou não, às expectativas do consumidor.

Garanta a experiência de sua marca no ponto de venda

Para garantir que sua marca apresente uma experiência marcante que esteja alinhada à expectativa do seu cliente, é possível adotar algumas estratégias.

Para isso, listamos cinco dicas para criar uma boa experiência de marca para seu cliente:

1. Facilite o acesso ao ponto de venda

Pense no ponto de venda como a confirmação da expectativa do cliente. Não adianta ter uma boa comunicação online ou investir em materiais, se o cliente não encontra sua loja com facilidade.

Além disso, é importante que seu ponto de venda esteja em uma localização favorável, segura e que seja acessível para todos os clientes. Esse é um fator que aumenta as chances de conversão em venda.

2. Treine sua equipe

Para que a experiência de marca em seu ponto de venda tenha qualidade e esteja alinhada com as expectativas de seu cliente, é fundamental que sua equipe esteja treinada e capacitada para oferecer o máximo em qualidade de atendimento.

Uma equipe bem treinada e motivada pode beneficiar a experiência do cliente ao chegar no ponto de venda.

Garanta que seus colaboradores tenham uma ligação real com marca e falem a mesma língua. É importante que a sua equipe seja defensora da sua marca.

Instrua para que cada atendente ouça as dores do cliente e deixe que ele indique um rumo para a conversa.

Na hora de sugerir uma solução, é essencial que ela se encaixe com a necessidade do cliente. Compras por impulso dificilmente geram revenda.

3. Ofereça uma experiência memorável

Outro ponto que permitirá ao seu negócio se diferenciar e garantir uma experiência mais satisfatória está em garantir que o atendimento supere os anseios e expectativas do cliente.

Construa experiências que não sejam esquecidas por suas características positivas e não pelas negativas.

Por exemplo: oferecer um local de espera, um café ou chá, certificando-se que ambos estarão em temperatura e sabor agradáveis.

Pense também nas embalagens, pós-venda e agrados que farão seu cliente lembrar do dia que te visitaram.

4. Use datas comemorativas a seu favor (sazonalidade)

As pessoas adoram celebrações, o que faz com que as datas comemorativas sejam uma ótima possibilidade para que sua empresa ofereça uma experiência mais atrativa, divertida e satisfatória para seus clientes.

Acompanhe calendários sazonais e descubra os momentos que sua marca pode criar experiências atrativas, como uma decoração diferente ou um brinde limitado.

5. Busque sempre melhorar seu atendimento

Busque sempre alinhar as estratégias de comunicação, sejam elas offline ou digital, com o seu ponto de venda, atentando-se aos pontos acima. Assim você garante uma experiência positiva para seus clientes.