Como você escolhe entre uma marca ou outra, na hora de comprar um produto? É comum que optemos por aquele que nos apele mais, que nos chame a atenção ou que nos pareça mais interessante e vantajoso, devido ao chamado posicionamento de marca.

Quando o assunto é posicionamento de marca, estamos falando das características e aspectos que fazem com que você compre um modelo em vez de outro.

Ou seja, o que faz com que você opte por comprar o produto de uma marca e não de outra, mesmo que eles custem o mesmo.

Mas afinal, como chamar a atenção do cliente e fazer com que ele escolha a sua empresa?

O que é posicionamento de uma marca

O posicionamento de uma marca consiste na caracterização de uma empresa, marca, serviço ou produto, por meio de características simbólicas ou reais, que são desenvolvidas e escolhidas de acordo com o público-alvo, ou seja, para quem se deseja vender, e as personas, um exemplo de pessoa que seria seu cliente ideal do dia a dia, em mente, visando atingir determinado nicho de mercado.

Esse processo se inicia de dentro para fora, ou seja, deve partir da empresa, por meio de seus valores, perfil e cultura, sendo comunicada e transmitida ao público por meio das ações de segmentação e divulgação, tendo o poder de criar vínculos emocionais com clientes que se identificam com o posicionamento de sua empresa, aumentando o engajamento e a fidelização.

Entenda a importância do posicionamento de marca para sua empresa

Atente-se, inicialmente, ao fator Expectativa versus Entrega. Quando você apresenta sua marca, a comunicação deve ser fiel aos seus valores.

Ou seja, a promessa que a comunicação de sua marca realiza em cada campanha, deve ser confirmada a todos os momentos na jornada de compra do cliente.

Esse posicionamento deve ser o diferencial claro de sua marca, já que ele será o elemento motivador da escolha pelo seu produto em detrimento da concorrência.

Sendo assim, você deverá criar um espaço cativo para sua marca dentro da cabeça do cliente, seja ele de uma qualidade de fabricação superior, da entrega mais rápida, da melhor apresentação, entre outros.

O posicionamento de uma marca envolve fatores racionais e emocionais, em que primeiro traça metas e objetivos para o desenvolvimento do produto ou do negócio e também das estratégias dentro do mercado.

Enquanto o segundo está diretamente ligado àquilo que o público deseja obter, suas expectativas e seus anseios para aquela empresa, produto ou serviço.

Desenvolva o posicionamento de sua marca

Agora que você já entendeu o que é o posicionamento de marca e qual a importância dela para a sua empresa, é interessante compreender como desenvolvê-lo, quais estratégias adotar e como isso pode ser alcançado.

Listamos baixo algumas dicas importantes para desenvolver seu posicionamento. Confira!

Descubra e aplique os valores de sua empresa

Como já falamos, o posicionamento de uma marca tem o papel de comunicar ao potencial cliente.

O que isso significa é que a sua empresa, através do posicionamento, deve gerar uma identificação com o seu cliente, através de valores, linguagem adequada e comunicação eficiente.

Isso fará com que sua empresa tenha um posicionamento mais claro e que a identificação do consumidor com a marca seja mais forte, já que ele terá como base fatores reais de sua empresa.

Entenda quem são os públicos que deseja atingir

Para que o posicionamento de sua marca seja eficiente, é importante que ele gere identificação com seus clientes, com os fornecedores e com os colaboradores de sua empresa.

Para isso, é importante que você compreenda quem é seu público-alvo e quais as melhores maneiras de comunicação entre sua empresa e o público.

Além de facilitar o processo de comunicação com cada um dos públicos de sua marca e, também, aumentar o reconhecimento no mercado, isso também permitirá que o posicionamento seja efetivo e não fique apenas como um elemento figurativo de seu negócio.

Apresente seus diferenciais

Posicionar sua marca não consiste somente em falar quais são as qualidades de sua empresa, mas também demonstrar quais são os diferenciais do seu negócio e que os seus concorrentes não são capazes de copiar.

Esse diferencial não precisa ser, necessariamente, uma característica direta dos seus produtos ou serviços, mas sim da marca como um todo, como:

  • relacionamento direto com o público;
  • metodologia de trabalho humanizada;
  • oferta de experiências únicas;
  • contato mais próximo;
  • elementos dos valores da empresa que diferenciem seu negócio dos concorrentes.

Defina a “voz” de sua empresa

Assim como é importante mapear as personas que representam o seu público-alvo, também é interessante para o posicionamento de marca que sua empresa defina qual será a voz de seu negócio. Ou seja, qual será a personalidade adotada pela empresa em sua comunicação com o cliente.

É importante que a voz de sua empresa seja consistente e faça sentido com os valores apresentados pelo seu negócio.

Se sua empresa prega uma voz de respeito ao meio ambiente, por exemplo, ela não deverá adotar apenas discursos de preservação, mas também realizar ações voltadas ao cuidado da fauna e flora, e  incentivar seus clientes para que façam o mesmo.

O que você achou de aprender mais sobre posicionamento de marca e a importância para sua empresa? Se precisar de ajudar com a estratégia de marketing de sua empresa, fale com a gente!