A transformação digital veio para revolucionar a forma como as empresas se comunicam e prospectam novos clientes, no entanto, as tendências de marketing para 2018 ainda trazem muito do marketing tradicional. O que ocorre, na verdade, é uma junção das duas estratégias.

Se antigamente era necessário parar em frente a um computador para acessar a internet, hoje em dia, com a internet das coisas, tudo funciona em conjunto. As pessoas deixaram de estar conectadas para serem conectadas.

É dentro desse conceito de união entre espaço físico e ciberespaço que se desenvolve o futuro do marketing. Confira 8 das principais tendências que devem se destacar no decorrer deste ano.

1. Distribuição de brindes

Canetas, camisetas, canecas, copos, entre tantos outros são exemplos de brindes tradicionais que há muito tempo são utilizados pelas empresas para divulgar as suas marcas ao público.

No entanto, a distribuição de brindes segue em alta em 2018, sendo uma boa oportunidade para desenvolver o branding e tornar a marca mais conhecida. Mas, para ser mais moderna, até mesmo esse tipo de ação pode ser digital.

É possível fazer uma campanha de engajamento de público nas redes sociais para sortear brindes ou então dar brindes mais tecnológicos, como pen drives, que podem conter um material da empresa previamente salvo, uma apresentação interativa ou um vídeo institucional.

2. Eventos empresariais

Participar de eventos, como feiras e exposições da sua área de atuação, é uma grande oportunidade para fechar novos negócios, praticar o networking e alcançar mais resultados positivos para o seu negócio.

Por esse motivo, os eventos empresariais nunca deixam de ser tendência. Além disso, a empresa também pode patrocinar eventos que sejam de interesse de seus públicos, como festivais de música, ou então ser a promotora de seu próprio evento.

3. Trabalhar com influencers

Uma das maiores tendências de 2018 é trabalhar com influencers. Parcerias com pessoas públicas e que possuem um público específico, podem facilitar a comunicação da sua marca com um determinado público.

Por exemplo, se você possui uma loja de calçados femininos, que tal convidar uma blogueira para fazer uma ação? Assim você personifica a sua marca, através de um personagem carismático, que já tem o próprio público.

Isso pode facilitar o acesso a possíveis consumidores. Além disso, os investimentos podem ser menores, já que muitos influencers ou micro-influencers, costumam trabalhar com permutas e serviços.

4. Geomarketing

A união da geografia e do marketing gerou o geomarketing, prática que vem sendo cada vez mais utilizada e que é uma das grandes tendências de 2018. A ideia é aproveitar as informações geográficas dos clientes, como o local em que eles se encontram, para desenvolver estratégias de marketing.

Exemplo disso pode ser observado quando a empresa impulsiona posts em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para que sejam mostrados para pessoas que estão apenas em uma localidade em específico, por exemplo.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada é a maior prova de que os elementos reais e virtuais estão cada vez mais interligados e formando um conceito único. Trata-se de um fenômeno que, por meio da internet, “aumenta” a realidade que as pessoas têm ao ter contato com um material.

Sendo assim, na embalagem de um produto da sua marca, por exemplo, pode conter um QR Code que direcione o leitor para um jogo, para o site da empresa, suas páginas nas redes sociais, etc. Assim, algo que seria limitado no aspecto físico, torna-se infinito no meio digital.

6. Trade marketing

O trade marketing é uma ação que visa planejar práticas para que as empresas possam aumentar as vendas em seus canais de distribuição. Apesar de ser uma prática antiga e que já vem sendo realizada, ela também é uma tendência a ser ainda mais explorada em 2018.

A ideia é que possam ser definidos novos pontos de vendas para distribuir os produtos da empresa, bem como, no caso de e-commerces que fazem entregas em diversas localidades do Brasil e até do mundo, verificar a disponibilidade de otimizar rotas e, assim, garantir um serviço de mais qualidade para os clientes e otimizar os custos.

7. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma tendência digital que parte do pressuposto que, por meio ao acesso de conteúdo de qualidade, as pessoas podem despertar interesse por uma marca e se tornar clientes da empresa.

Esse conceito faz com que o próprio prospect busque pelo conteúdo e se informe sobre o assunto, sem que ocorram interrupções de algo em que ele está consumindo, como acontece nos anúncios publicitários do rádio e da televisão.

Mas, engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo pode ser desenvolvido apenas na internet. Materiais impressos como informativos, jornais da empresa, guias, entre outros, também podem utilizar de conteúdo relevante para engajar o público. O exemplo mais tradicional dessa prática é o Guia Michelin, que desde 1900 produz anualmente um livro com os restaurantes mais indicados nos trajetos de viagens.

8. Anúncios patrocinados

Além de todos os pontos anteriores, um investimento que cresce no Brasil são os feitos em mídia programática. Ou seja, anúncios patrocinados em redes sociais.

Anúncios patrocinados possuem um grande potencial de impacto já que é possível segmentar para quem vai a comunicação.

No Facebook, por exemplo, você pode optar por pessoas apenas do sexo masculino, com interesse em carros, que utilizem celulares com sistema iOs e recebam entre 6 e 8 mil reais.

Afunilar um público, significa também que seu potencial de conversão ou compra é maior. Não se esqueça de incluir patrocinados em estratégias digitais. Dependendo do seu negócio, ela resulta em um custo x benefício melhor que outros tipos de estratégia.

O ponto alto dos anúncios patrocinados é que eles são extremamente mensuráveis. Você pode acompanhar o custo da sua campanha a todo momento e fazer ajustes se necessário.

E ai, sua empresa está alinhada com essas tendências de marketing para 2018? Em todo caso é essencial que você tenha agência parceria que possa lhe auxiliar nesse processo.

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