Um dos maiores desejos das empresas que atuam no varejo é ter uma relação mais próxima e duradoura com seus consumidores, já que isso aumenta a visibilidade da marca, influencia diretamente no faturamento e também cria um laço comunicacional que se torna marketing de indicação entre os próprios clientes — o que ocorre por meio de estratégias de experiência de marca.

Devido a esse objetivo, as grandes empresas do setor costumam ser as campeãs em investimento publicitário, uma vez que a disputa de atenção entre as diversas marcas é bastante forte, visando obter a atenção do cliente e construir uma percepção positiva de seu negócio junto ao público.

No entanto, todo esse investimento não tem importância caso o cliente se depare com problemas, baixa qualidade de atendimento ou decepções com relação ao que a empresa oferece ao chegar no ponto de venda. Para isso, é importante garantir uma experiência de marca condizente com a comunicação e que conquiste seu público. Confira abaixo!

Entenda o que é experiência de marca

Quando falamos de experiência de marca, estamos tratando de um termo técnico e que, muitas vezes, o empresário já ouviu ou mesmo tem algum tipo de informação prévia, mas muitas vezes o conceito pode parecer confuso ou não ser entendido completamente.

Ao tratarmos da experiência de uma marca, estamos falando dos elementos objetivos e abstratos que o consumidor espera de sua experiência junto à empresa, como o conforto, o bom atendimento, a qualidade dos produtos e, até mesmo, a maneira como estes estão dispostos e apresentados dentro do ponto de venda (PDV).

Para que a experiência de sua marca seja positiva para o cliente, é necessário que os valores apresentados nas estratégias de marca sejam condizentes com o que é oferecido a ele — ou seja, a experiência direta deve estar alinhada com o posicionamento da empresa em suas estratégias de comunicação e publicidade.

Compreenda a importância da experiência de marca para seu negócio

Você já deve ter percebido como o número de informações publicitárias que nos impactam diariamente acabam passando batido devido à quantidade. — já que é praticamente impossível não ser bombardeado com anúncios de compra e venda, ofertas de assinatura, lançamentos de novos produtos, estreias de novas empresas, dentre outros elementos.

A verdade é que, devido ao número enorme de informações, tendemos a prestar atenção apenas naquilo que nos emocionou de alguma maneira ou demonstrou ser importante para nós. É por isso que a experiência de marca é um fator de grande importância para diferenciar sua empresa da concorrência.

Sendo assim, uma experiência de marca que faça sentido com os valores da empresa, que atenda os anseios do público e que esteja alinhada com o que sua publicidade oferece é fundamental para que o cliente se identifique com seu negócio e desenvolva uma relação de maior proximidade com sua marca.

Garanta a experiência de sua marca no ponto de venda

Para garantir que sua marca apresente uma experiência interessante e alinhada aos valores e anseios de seu cliente, é possível adotar algumas estratégias funcionais e que tornam esse processo mais simples e eficaz. Listamos cinco formas de garantir que seu ponto de venda sirva como ferramenta para conquistar seu cliente e garantir uma boa experiência. Veja a seguir.

1. Facilite o acesso ao ponto de venda

Para que sua empresa ofereça uma boa experiência, é importante que o ponto de venda seja fácil de acessar, o que significa que ele deve levar em consideração as necessidades de acessibilidade dos possíveis clientes, como rampas ou elevadores para portadores de necessidades especiais, por exemplo.

Além disso, é importante que seu ponto de venda esteja em uma localização favorável, segura e que seja acessível para todos os clientes, aumentando as chances de conversão em venda.

2. Treine sua equipe

Para que a experiência de marca em seu ponto de venda tenha qualidade e esteja alinhada com as expectativas de seu cliente, é fundamental que sua equipe esteja treinada e capacitada para oferecer o máximo em qualidade de atendimento.

Isso significa que seus vendedores devem adotar estratégias de venda educadas e eficazes, sem atendimento invasivo ou com abordagem equivocada, criando uma relação de confiança entre o vendedor e o cliente, já que isso aumentará a satisfação e também as chances de que o consumidor retorne até o ponto de venda em outras ocasiões.

3. Ofereça uma experiência memorável

Outro ponto que permitirá ao seu negócio se diferenciar e garantir uma experiência mais satisfatória está em garantir que o atendimento supere os anseios e expectativas do cliente, ou seja, que a experiência de compra seja algo memorável, que ele receberá com atenção e que falará a respeito posteriormente.

Não basta apenas oferecer um café para seu cliente, se você o deixa esperando durante horas na mesma fila. Construa experiências que não sejam esquecidas por suas características positivas e não pelas negativas.

4. Use datas comemorativas a seu favor

As pessoas adoram celebrações, o que faz com que as datas comemorativas sejam uma ótima possibilidade para que sua empresa ofereça uma experiência mais atrativa, divertida e satisfatória para seus clientes.

Busque inovar ao realizar promoções e eventos em datas comemorativas, apelando para sentimentos que vão além do desejo de compra, o que garantirá uma maior ligação emocional entre sua empresa e seu público.

5. Busque sempre melhorar seu atendimento

Nenhuma estratégia comercial é perfeita e infalível e, por isso, é de grande importância estar atento ao que pode ser melhorado no atendimento e como a experiência de seu cliente no ponto de venda pode se tornar ainda melhor e mais eficiente.

Como é possível perceber ao analisar as dicas acima, é importante que a experiência de sua marca esteja alinhada com os anseios de seu cliente e também com a comunicação de seu negócio, indo do marketing até o cuidado com seu ponto de venda.

Além de adotar estratégias para posicionar sua empresa com relação aos concorrentes, é fundamental que a experiência de sua marca esteja refletida diretamente nos cuidados adotados nos PDVs.

O que você achou de aprender mais sobre experiência de marca e sua relação na conquista do cliente no ponto de venda? Para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter!