Embora seja uma parte importante do trabalho de marketing, alguns gestores ainda se perguntam como criar campanhas publicitárias usando um sólido planejamento como guia. Consequentemente, não é raro que empresas de todos os setores comecem a realizar ações sem a devida organização.

Porém, isso pode significar perda de tempo e dinheiro, além de frustração por não conseguir atingir os objetivos. Muitos não reconhecem mais o valor que esse departamento tem para os negócios, negligenciando seus benefícios e perdendo ótimas oportunidades.

Quando uma companhia contrata uma agência especializada para fazer a gestão de suas campanhas, ela precisa definir quais são os objetivos que pretende alcançar. Se o planejamento já vem pronto, os profissionais vão estudar todos os elementos referentes ao negócio e consolidar as ideias para entregar aquilo que seus clientes esperam.

Contudo, se for necessário, a agência fará uma boa pesquisa e se juntará à equipe da empresa para definir um plano sólido e configurar as metas que vão indicar o progresso do trabalho. A seguir, separamos algumas questões importantes e a melhor forma de criar campanhas de publicidade a partir de um planejamento de marketing. Confira!

O que é considerado quando se monta uma campanha publicitária?

Briefing

De início, é preciso fazer uma profunda análise das necessidades do negócio, de qual é o mercado que ele enfrenta, do público-alvo que espera atingir, do cenário atual e de quais ações são mais adequadas, entre outras questões.

Isso pode ser entregue para a agência no formato de briefing, no qual são feitas perguntas sobre o que se espera da campanha, as preferências, as noções sobre o negócio e todos os elementos que estão envolvidos. Essa é uma tarefa que requer diversas etapas e visa alinhar todas as expectativas para dar um ponto de partida ao trabalho dos especialistas. 

Papel dos profissionais envolvidos

Cada profissional é responsável por uma área específica e todos somam suas experiências a fim de planejarem o melhor resultado para o cliente. Um trabalho que antes era iniciado no off-line para a criação de ações online se tornou interligado e reúne ideias desde o começo do processo, facilitando e agilizando as etapas.

Todos os setores precisam estar harmonizados em torno do projeto, ao mesmo tempo em que os clientes devem se empenhar e comunicar claramente o que desejam (participando de forma ativa para que os resultados obtidos sejam aqueles esperados). Por isso, a relação entre a agência e a empresa deve ser de confiança e cooperação — só assim os rumos podem ser acertados conforme o planejamento é realizado e a campanha é colocada em prática.

SLA

Nesse contexto, é interessante criar um SLA (Service Level Agreement). Trata-se de um documento que especifica o que cada parte envolvida precisa fazer durante o andamento do trabalho e o que deve esperar desse acordo. Com isso, todo o processo fica mais claro e seguro, além de apresentar menos desentendimentos. 

Como o plano de marketing é analisado para criar uma campanha?

A publicidade é apenas uma parte do serviço de marketing, portanto o planejamento deve ser alinhado com os maiores objetivos de divulgação, oferta e reconhecimento de marca. O plano de marketing será o ponto de partida e um mapa para orientar os profissionais durante a criação das campanhas publicitárias.

O tempo para a execução das ações também é verificado. O objetivo é alinhar o timing e definir um prazo para que a entrega seja feita com a maior qualidade possível.

São analisados, ainda, os dados obtidos nas campanhas de marketing, como: KPIs, preferências do público, segmentações e o que mais for útil para ser usado como referência. Isso vai dar uma vantagem competitiva para a publicidade — que, como consequência, terá informações suficientes para saber o que é preciso ser providenciado para impactar o público.

Para que todos os pontos possam ser cobertos e o trabalho fique mais rápido e melhor, é indispensável contar com uma equipe formada por diversos profissionais. Assim, é possível distribuir as demandas conforme as habilidades e o tempo disponível de cada um. 

Como se caracteriza uma boa campanha publicitária?

Isso vai depender muito das metas que as empresas desejam alcançar (criar mais engajamento, aumentar as vendas, crescer o reconhecimento da marca, gerar valor para o público etc.). Caso tais pontos sejam alcançados, os números se mantenham positivos e o propósito seja atingido, as campanhas provavelmente estão indo bem e de acordo com o plano de marketing.

Essa questão é, de certa forma, subjetiva, pois depende das intenções que cada negócio tem. Além disso, as campanhas de sucesso devem se basear em pesquisa, em um planejamento que entenda as necessidades do cliente e nos diferenciais que a agência é capaz de oferecer a ele dentro da campanha.

Conquista de objetivos

Basicamente, o fato de os objetivos serem atingidos (e as expectativas, superadas) é um indício de que a campanha publicitária foi boa. Uma forma de perceber se a agência escolhida para o serviço é a ideal é verificar seu portfólio e consultar antigos clientes para saber se os resultados conquistados foram os esperados por eles. 

Se a equipe, tanto interna quanto a da agência, não prepara um planejamento completo, pode gastar o orçamento de forma equivocada e gerar prejuízos para todos. Afinal, caso a empresa não fique satisfeita, a agência vai sentir isso no bolso com a gradativa perda de clientes.

Portanto, ter um grande time à disposição para assumir tal responsabilidade é essencial para garantir bons resultados. A história da agência mostrará claramente se ela fideliza seus clientes com um bom serviço ou entrega resultados que desagradam o público. 

A MV Agência é especialista e sabe muito bem como criar campanhas publicitárias de sucesso. Trabalhamos de maneira 360°, com os departamentos online e off-line unidos para buscar as melhores oportunidades e chances de ação.

Nossa equipe é composta por profissionais de longas carreiras e também por talentos mais jovens, o que gera um equilíbrio entre a experiência e as novidades. Além disso, nos comprometemos com a entrega e a qualidade do que estamos fazendo, o que é refletido em nosso histórico e na carteira de clientes satisfeitos.

Se sua empresa deseja saber como criar campanhas publicitárias capazes de gerar bons retornos, entre em contato conosco. Mostraremos a você como nossas soluções podem ajudar um negócio!