Ao comunicar suas marcas, as empresas precisam contar uma história que se conecte com seu público. Toda história precisa de um personagem principal com o qual as pessoas possam se identificar e criar um vínculo emocional — a brand persona.

O objetivo da brand persona é aumentar o engajamento e aproximar a empresa dos seus consumidores, a partir de seus valores transmitidos por uma presença mais humana e personificada.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o artigo e descubra como essa estratégia pode contribuir com a criação de valor para a sua marca.

O que é brand persona?

Brand persona ou persona da marca é a personificação da empresa. Ou seja, consiste na criação de uma personagem que representa os seus valores, dando a ela sentimentos, estilo e ideais que se assemelham aos dos clientes.

Assim, ao desenvolver uma identidade própria por meio do tom de voz para se comunicar com o público e pelo posicionamento da marca, a empresa consegue estabelecer uma interação mais próxima com ele. Portanto, a brand persona permite manter um relacionamento mais próximo e humano com o público-alvo.

Com a brand persona, a empresa desenvolve uma personalidade distintiva da marca, levando o cliente a desenvolver uma conexão com ela. Todas as empresas precisam encontrar a sua personalidade para que os consumidores a reconheçam de maneira única.

Para a criação da persona da marca deve-se levar em conta a história da empresa, as características físicas, emocionais e personalidades do público-alvo, os valores e as ideias da empresa compatíveis com as dos seus consumidores.

Portanto, a brand persona precisa ter um discurso alinhado com a identidade da empresa para que haja consistência nas informações veiculadas. Só assim será possível para uma empresa estabelecer uma forma de comunicação com o seu público.

Comumente, a brand persona é confundida com a buyer persona, que é uma personagem fictícia criada a partir de dados reais sobre os consumidores de uma empresa. Essas personas representam os clientes, têm um nome e descrição das necessidades, desejos e interesses desses consumidores.

Esses dois termos se diferenciam quanto à sua finalidade. A brand persona é uma personagem direcionada para a marca, ou seja, é a personificação dos valores de uma empresa por meio do tom da marca, do atendimento humanizado ou uma mascote. Por meio dela, a marca se comunica de maneira mais profunda com os clientes.

Já a buyer persona é direcionada para o cliente em termos estratégicos. Essa persona é usada para entender os consumidores. A partir de informações sobre eles, a empresa cria produtos ou serviços para atender às suas necessidades ou cria estratégias de marketing para a marca.

Como a brand persona é vantajosa?

A brand persona permite que a empresa crie uma comunicação mais poderosa com os consumidores e, dessa forma, proporciona uma série de vantagens. Dentre elas destacam-se:

  • aumento das chances de vendas; 

  • promoção da satisfação dos clientes; 

  • fortalecimento do relacionamento entre empresa e consumidores;

  • fidelização de clientes.

Além disso, a brand persona também ajuda a humanizar a marca, melhora o reconhecimento da empresa perante o mercado consumidor, garante melhor segmentação das estratégias de marketing e contribui para a criação de valor para a marca.

Mas o que é valor de marca e como a brand persona causa impacto nela? O valor de marca é um valor intangível atribuído a um produto, serviço ou marca de uma empresa. Esse valor influencia a percepção do consumidor, levando-o a escolher determinada empresa.

Para a construção de uma marca forte no mercado, a empresa precisa criar uma proposta de valor, algo que a diferencie das outras. Isso pode ser feito por meio da brand persona, que proporciona aos consumidores um atendimento mais humano, principalmente na era digital, em que os consumidores desejam se conectar com empresas que têm um discurso mais íntimo.

Como elaborar uma brand persona?

Antes de criar uma brand persona a partir da análise de dados sobre os clientes, compreenda alguns aspectos que são importantes para essa etapa:

Pilares

São os termos que definem a marca como palavras-chave. Eles devem ser considerados na criação de logotipos, na comunicação e no posicionamento da empresa.

Essência

É o que define a marca e pode ser representada por poucas palavras que tenham relação com o que a empresa oferece.

Promessa

É o que a empresa tem a oferecer para seus clientes e de que modo isso será feito.

Missão

Define a razão de ser de uma empresa para alcançar os seus objetivos organizacionais.

Depois de compreender os conceitos importantes para a criação de brand personas, confira algumas dicas sobre como colocar em prática:

Realização de pesquisas

Por meio de uma pesquisa, a empresa conseguirá obter informações importantes sobre seus clientes. São informações como faixa etária, gênero, localidade, interesses e lugares que frequenta.

Para compreender mais profundamente os seus clientes, analise as suas mídias sociais. Elas permitem obter mais informações referentes ao modo como eles se comunicam, quais sãos os seus interesses ou seus problemas e a localidade em que estão. Assim se têm informações mais precisas sobre os consumidores.

Busca de storytelling

Storytelling é uma história criada para atrair as pessoas, facilitar a memorização de mensagens de maneira sutil e gerar mais visibilidade para a marca. É usada para emocionar e fazer com que as pessoas se sintam parte da empresa.

Tem o objetivo de persuadir e criar hábitos entre os consumidores e, por isso, é importante ter uma brand persona. A persona da marca deve contar uma história que tenha sentido, que envolva e valorize a trajetória da empresa e esteja ligada à história dos consumidores.

Alinhamento dos princípios organizacionais

Para desenvolver um perfil adequado da sua brand persona, alinhe as características do seu público-alvo com o perfil da empresa. Monte a história de vida da sua personagem com base nos dados do público-alvo relacionando com a história da empresa.

Para tanto, considere a cultura organizacional, os valores e a história, relacionando com os dados obtidos na pesquisa e nas redes sociais. Por fim, realize um pré-teste com um pequeno grupo de consumidores para avaliar o engajamento deles com a sua brand persona.

Como vimos, a brand persona é uma personagem que permite à empresa se comunicar e interagir de maneira mais humana e personalizada com os consumidores por meio da análise do perfil dos seus clientes alinhada com os valores da empresa. Isso facilita a compreensão sobre seu público-alvo e ajuda na tomada de decisões estratégicas sobre ele.

As empresas que não se preocupam em contar uma história da marca arriscam criar uma marca superficial e de curto prazo. Já uma forte história da marca é capaz de fazer com que a empresa se conecte em nível emocional profundo com os consumidores.

Para que os consumidores se identifiquem mais com as empresas é essencial criar um vínculo entre eles. Isso será possível com a brand persona, que se torna um mediador e facilitador para aproximar empresas e clientes.

Gostou deste artigo? Que tal conferir outras dicas de marketing aprendendo a gerar uma boa experiência de marca para os consumidores?