Determinar um orçamento de marketing digital é essencial para qualquer organização que almeja incrementar as suas vendas e ampliar os seus lucros. Por isso, o seu planejamento deve ser feito com cuidado, considerando os mínimos detalhes para assegurar que a qualidade das ações não seja prejudicada.

Isso porque o marketing digital é muito importante para o crescimento das empresas no mercado. Incluí-lo nas estratégias da organização desde o início, contando com profissionais capacitados para assegurarem a efetividade de suas campanhas é essencial para trazer bons resultados. Um mau planejamento pode fazer com que a organização gaste recursos desnecessários ou os invista mal, comprometendo a efetividade das ações.

Quer saber como fazer um orçamento de marketing digital eficiente para a sua empresa? Então, continue lendo este texto para entender os principais passos para elaborá-lo com sucesso!

Defina os objetivos

Um dos primeiros e mais importantes passos para elaborar um orçamento de marketing digital é solidificar um ou mais objetivos que sejam claros. Isso possibilita uma abordagem mais efetiva, evitando o desperdício de tempo e recursos.

Assim, em vez de ficar tateando no escuro e vendo o que pode dar certo ou não, ter em mente um objetivo primário com metas secundárias e até terciárias é fundamental para otimizar os resultados das campanhas da organização.

Em todos os casos, é importante saber o que você está desejando alcançar, como melhorar o reconhecimento da marca, consolidar a sua reputação no mercado, fidelizar mais os consumidores ou até mesmo aumentar a receita da organização.

Todos esses objetivos são bem diferentes e contam com abordagens distintas. Desse modo, independente da opção escolhida, é importante saber como ela será orçada, além de compreender que surtirá um grande efeito no planejamento de marketing digital da organização.

Entenda quais são os gastos com marketing digital

O orçamento de marketing digital não é apenas um número aleatório. Para que os valores façam total sentido, é necessário planejar minuciosamente cada um dos gastos que vão constar nele.

Agências ou prestadores de serviços

Talvez o setor de marketing digital da organização não realize todos os processos internamente, de modo que acabam terceirizando o serviço a agências ou profissionais freelancers capacitados. Tais custos devem ser levados em consideração ao planejar o orçamento final.

Anúncios

Grande parte das empresas no mercado já apostam nas mídias pagas, como o Facebook Ads ou o Google Adwords. Elas são muito utilizadas para promover posts do blog das organizações, páginas de produtos, promoções etc.

Por ser uma estratégia extremamente valiosa, que destaca a marca no cenário virtual, melhorando a visibilidade da empresa e possibilitando a geração de leads qualificados para o negócio, é importante considerar os gastos com a promoção paga ao elaborar um orçamento de marketing digital.

Licenças de software e ferramentas

Mesmo que a equipe de marketing digital da organização atue em uma frente mais estratégica, é muito provável que, ainda assim, necessitará de ferramentas e softwares para a realização de diversas tarefas.

Sendo assim, é preciso considerar o investimento nos instrumentos utilizados, seja para mensurar dados obtidos por meio das campanhas, seja para programas de tratamento de imagem para elaboração das páginas do site da empresa.

Saiba como estimar os valores

Mesmo sabendo quais são os principais gastos que as ações de marketing digital terão, também é necessário estimá-los no orçamento, além de saber como devem ser atribuídos durante o planejamento das campanhas.

Use referências anteriores

Basear-se naquilo que já foi utilizado anteriormente pela organização é uma boa forma de estimar os gastos que vão constar no orçamento final. Com essa base, é possível ter uma noção de como serão as despesas.

Um bom exemplo disso é considerar uma empresa que tenha trabalhado com uma agência de marketing no passado e utilizar o contrato anterior como referência. Assim, mesmo que não vá contratar essa agência, é possível ter uma estimativa de como serão os gastos com os serviços prestados.

Realize cotações

Se a empresa nunca teve algum gasto similar no orçamento de marketing digital, é possível realizar uma cotação para ter uma perspectiva de como estão os valores praticados no mercado.

Desse modo, entrar em contato com alguns fornecedores e pedir uma proposta de custos é uma boa forma de fazer uma média para realizar uma cotação e basear o orçamento. Essa ação não é muito precisa e, por isso, deve ser apenas para levantar uma estimativa.

Trabalhe com uma margem de segurança

Estimar os valores é um método que acaba sendo muito impreciso. Por isso, é fundamental que exista uma margem de segurança, sendo uma ação indispensável para um bom orçamento de marketing digital da empresa.

O processo é muito prático, e tudo que deve ser colocado em prática é extrapolar um pouco o valor de cada item listado no orçamento, algo em torno de 15% a 20% da quantia original.

Leve em conta a disponibilidade financeira da empresa

Nos dois primeiros métodos, é pressuposto que existe uma boa flexibilidade, possibilitando acomodar os investimentos em marketing digital da organização. Funciona muito bem para médios e grandes negócio, mas empresas de menor porte podem enfrentar problemas com a restrição de recursos.

Assim, a melhor maneira de contornar essa situação é partir do valor que pode ser disponibilizado para o orçamento e distribuí-los entre os gastos previstos. Essa alocação de recursos demanda maiores esforços para negociar melhores preços e reduzir os custos.

Ainda, pode ser que seja necessário a eliminação de alguns itens de menor importância do planejamento. Por isso, é necessário ter em mente todos os objetivos e estratégias do setor e priorizar o que realmente impactará os planos de marketing digital.

Contar com um bom orçamento de marketing digital possibilita que a empresa determine onde e quanto investirá. Assim, é mais prático alocar os recursos e estipular os gastos com as ações para melhorar a visibilidade e o alcance da marca. Desse modo, é possível arquitetar melhor o orçamento, com a finalidade de atender a todas as demandas da empresa, investindo corretamente na área de marketing digital.

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