Para as empresas se destacarem no cenário competitivo, é preciso inovar a fim de satisfazer ainda mais o seu público-alvo. Nos dias de hoje, as pessoas estão sempre com pressa e, por isso, desejam conquistar os seus objetivos da maneira mais prática. Assim, implementar as tecnologias no PDV melhora a satisfação dos consumidores e a maneira como eles interagem com a organização.

Isso proporciona um diferencial em relação à concorrência e permite converter as visitações em vendas. Esse investimento vem se mostrando essencial para encantar o público e melhorar a percepção da marca.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre como implementar a tecnologia nos pontos de venda. Boa leitura!

Qual a importância das tecnologias no PDV?

Os chamados consumidores 4.0 possuem muitas vontades específicas e uma exigência que cresce constantemente. Isso devido à urgência que muitos deles vivem atualmente e a necessidade de realizar seus objetivos da maneira mais prática possível. A tecnologia pode favorecer as empresas com a interação necessária de seus clientes e agilizar todo o processo de compras e otimizar os resultados adquiridos.

As tecnologias no PDV são capazes de melhorar a forma com que o consumidor vê a marca e como consome seus produtos e serviços. Por meio de totens interativos, por exemplo, o cliente pode se orientar com mais precisão nas lojas.

Assim, ele tem acesso às informações sobre a localização de alguma mercadoria específica ou é notificado sobre promoções, tudo de forma prática e intuitiva. Aparelhos como esses promovem melhoria e excelência no atendimento e uma conversão maior de vendas.

Em outras palavras, uma experiência de compra única para os clientes se torna um grande diferencial competitivo para o negócio, afinal, mesmo que não haja alguma compra no primeiro contato, um impacto positivo resulta em chances maiores do público retornar a loja.

Como as tecnologias no PDV impactam os negócios?

O uso da tecnologia vem impactando diretamente as empresas e os consumidores de maneira positiva. Devido à acessibilidade aos aparelhos eletrônicos, adaptar o modelo de negócio para os consumidores 4.0 está cada vez mais prático e eficiente.

Por meio do uso de sensores nos PDVs, é possível mapear as áreas quentes e mensurar o fluxo de clientes. Esses dados são transmitidos em tempo real para uma central de inteligência e permitem analisar as demandas de comportamento dos consumidores.

A tecnologia também já possibilita que o cliente seja reconhecido por meio de uma biometria facial. Com uma câmera instalada do lado de fora do PDV, assim que o consumidor chega, ele é identificado no banco de imagens cadastrado.

Dessa forma, é possível mensurar o público de um negócio em gênero e faixa etária, por exemplo. Tomando como base os dados dos clientes, fica mais prático elaborar as campanhas de marketing e garantir o seu sucesso.

Como implementar a tecnologia nos PDVs?

O investimento em inovações no ponto de vendas é uma ótima maneira para chamar a atenção do público, tornar o local mais atrativo e atrair mais movimento para o estabelecimento — trazendo maior conversão e satisfação por parte dos consumidores e fidelização a longo prazo.

Projeções holográficas interativas

Muitos estabelecimentos estão investindo na tecnologia de projeção holográfica interativa. Isso porque é uma maneira muito inusitada de impressionar os potenciais clientes e fazer com que a experiência de compra seja mais significativa.

Para lidar com o desafio de trazer um novo significado ao consumidor e de como ele vai interagir com o produto, algumas marcas trazem uma versão holográfica de seus mascotes para responder as principais dúvidas.

Geralmente, o dispositivo contém botões que, ao serem pressionados, passam informações relevantes ao público sobre a loja e seus produtos. A interação com uma figura de autoridade da marca transmite claramente os pontos positivos e cria um laço emocional com as pessoas.

Essa tecnologia traz aos PDVs resultados impressionantes e garante até três vezes mais o sucesso de converter as visitações em vendas.

Interação via sensores

Aplicar tecnologias novas no PDV tem se mostrado uma forma interessante de cativar o público-alvo e alterar sua percepção em relação a marcas e serviços.

Uma delas é a interação via sensores, que vem mudando a forma de divulgar produtos. Algumas empresas de computadores, inclusive, já utilizam esse formato para promover suas máquinas, pois muitos dos seus consumidores têm dificuldades em encontrar um produto que atenda às suas necessidades.

Como forma de ilustrar as melhores ofertas para os clientes, pode-se, por exemplo, elaborar uma pop up store (loja temporária) para que os clientes descubram os novos equipamentos de uma empresa, mas sem a interação direta com eles. O uso de sensores captadores de movimento por si só vai permitir que a pessoa opere os produtos e descubra qual se encaixa nas suas expectativas.

Aplicativos que ampliam a interação do público

Devido a grande acessibilidade aos dispositivos móveis, as oportunidades de inovar utilizando esses aparelhos vêm crescendo constantemente. Implementar um aplicativo da marca permite aumentar a interação dos usuários com os seus produtos e serviços.

Já existem aplicativos que possibilitam passar informações sobre a mercadoria, desde o seu preço até o material usado, entre outras características. Para isso, basta tirar uma fotografia da etiqueta ou código de barras.

Incluir o app dos clientes nas estratégias de marketing pode trazer diversos benefícios para o negócio. Os disparos de notificações push são uma ótima maneira de interagir com o público. Eles são capazes de alertar os seus usuários nas proximidades das lojas com ofertas e promoções de produtos e serviços. Essa ação possibilita a mensuração do fluxo de clientes nos PDV, além de proporcionar aos consumidores uma melhor experiência de compra.

O uso de novas tecnologias no PDV vem se mostrando necessário para engajar o público mais efetivamente. A demanda por novidades que os consumidores têm atualmente, principalmente em relação à maneira em que interagem com o varejo, torna-se uma ótima possibilidade para conquistar um diferencial competitivo e se diferenciar das outras empresas.

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