O uso de conteúdos audiovisuais como meio de comunicação tem se fortalecido nos últimos anos. Os vídeos institucionais são uma poderosa estratégia para que as empresas conquistem resultados internos e externos.

Isso porque essa forma de se comunicar com o público permite apresentar os valores, a visão e as missões da organização aos colaboradores e aos clientes da marca. Sendo assim, é uma ferramenta poderosa para articular a equipe de colaboradores e reforçar a imagem e a credibilidade da empresa.

Continue lendo este artigo e veja como implementar os vídeos institucionais nas estratégias de marketing da sua empresa. Boa leitura!

O que são e como funcionam os vídeos institucionais?

O seu intuito é o de apresentar informações sobre a empresa para os telespectadores. Desse modo, o vídeo institucional consegue fortalecer o elo entre a corporação e o público. Ele também é conhecido como vídeo empresarial, vídeo corporativo ou vídeo marketing.

Independentemente do tamanho de um negócio, todos são capazes de utilizar essa ferramenta. O seu conteúdo costuma ser apresentado em websites ou redes sociais da própria instituição, eventos, ou até mesmo internamente para os colaboradores. Eles também costumam ser divulgados em mídias tradicionais como a televisão ou nos cinemas.

Esse tipo de vídeo é valioso para as estratégias de marketing e para a comunicação corporativa das empresas. Isso porque ele agrega valores à marca, fortalece a sua identidade visual e reforça o comprometimento social, ecológico e cultural.

Qual a sua efetividade como estratégia de marketing?

Os vídeos institucionais se destacam por serem uma ótima ferramenta para aprimorar as estratégias de marketing. Sua efetividade é comprovada com base no retorno que proporciona às empresas que os utilizam em suas campanhas.

Aumento de conversões de vendas

Com um bom planejamento de captação de vídeos, pautado em objetivos claros, é possível ver um aumento no retorno sobre investimento. Isso acontece quando a produção e a empresa caminham juntos, alinhados e determinados para criar um material conciso. Os números animam: vídeos na página principal do seu site podem aumentar as conversões de vendas em até 80%.

Construção de confiança

A confiança é a base de toda conversão de vendas e a sua construção deve ser um objetivo a parte. Com o uso de vídeos institucionais, é possível engajar o seu público e fortalecer as emoções dele.

Muitos consumidores são céticos em relação à compras online por temer fraudes. Um vídeo efetivo consegue transmitir a honestidade e a confiança da organização para que essa pessoa realize uma compra com mais tranquilidade.

Apelo para o público mobile

Estudos apontam que 90% dos usuários de dispositivos móveis assistem vídeos em seus aparelhos. As pessoas costumam assistir quando estão a caminho do trabalho ou da faculdade, por exemplo. Assim, a popularidade dos smartphones e tablets favorece a interação online do público e é um ótimo foco para as estratégias de marketing.

Versatilidade

Usar um vídeo institucional como meio informativo e educacional é uma ótima maneira de gerar interesse e engajar o público. Ele pode ser utilizado no website da empresa e até ser exibido internamente para os colaboradores como maneira de exemplificar processos e melhorar os resultados conquistados.

Engajamento do consumidor moderno

Os vídeos também podem servir como atrativo para um público mais específico por serem uma ótima ferramenta de aprendizado e um formato fácil de consumir. Muitas pessoas não têm tempo ou têm pouca disposição para ler conteúdos extensos.

O consumidor moderno prefere algo mais dinâmico e é aí que o vídeo ganha espaço. As possibilidades de um usuário assistir ao conteúdo são muito maiores do que de ele realizar uma leitura. Isso garante maior visibilidade aos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

Encorajamento ao compartilhamento

É muito comum as pessoas compartilharem conteúdos significativos para elas nas redes sociais. Elaborar um vídeo que seja cativante e que desperte sentimentos positivos no público aumenta as chances de compartilhamento entre os consumidores e melhora a visibilidade da campanha.

Quais são as diferenças entre os estilos de vídeos?

Existem alguns modelos que servem como base no momento de elaborar os vídeos institucionais. Confira a seguir.

Vídeo institucional tradicional

É um modelo primordial para os vídeos institucionais. Ele retrata a instituição, a sua história, as suas características principais, a sua visão de futuro e os seus serviços.

O conteúdo é transmitido de forma linear ao telespectador. Ou seja, os dados são apresentados a ele de maneira direta e completa.

Seus resultados são abundantes para todos os tipos de público com os quais a organização se relaciona. Dessa maneira, o vídeo tradicional pode ser inserido em reuniões de trabalho e apresentações para os colaboradores da empresa ou em canais de comunicação digital, como redes sociais e websites.

Esse formato é o que mais agrega valor à marca além de ser um dos caminhos mais rápidos para mudar positivamente a visão dos públicos interno e externo da empresa.

Vídeo institucional moderno

O Motion Graphics e a comunicação da era digital chegaram para transformar o modo como as produtoras de vídeo elaboram seus conteúdos. Os formatos passaram a ser inovadores e a contar com resultados mais diretos. Assim surgiram os vídeos explicativos, que falam da solução oferecida, não apenas da instituição.

Esse formato de conteúdo traz um início que engaja e envolve o espectador sob a forma de resposta para alguma pergunta, problema ou dúvida. Em seguida, a empresa é apresentada  por meio de informações completas de caráter institucional seguindo a lógica e o estilo voltados para as vendas.

Um grande diferencial do formato moderno em relação ao tradicional é a duração. Por ser mais voltado para a conversão de vendas, o moderno acaba sendo mais curto. Sua duração é de um a dois minutos em média e o tradicional pode chegar a até 10 minutos.

Uma estratégia com esse modelo de vídeo gera interesse por meio de um problema existente, oferece uma solução e então faz uma chamada para a ação. Isso permite maior conversão para as campanhas e objetivos da empresa.

Os vídeos institucionais são uma ótima estratégia de marketing. Com eles, é possível melhorar o desempenho dos colaboradores e nutrir os sentimentos do seu público. Poder contar com uma empresa especializada para auxiliar na elaboração do conteúdo garante o sucesso das suas campanhas.

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam conferir os benefícios dessa ferramenta!