O fenômeno de difusão das redes sociais pelo mundo é algo sem precedentes. Com tecnologias cada vez mais avançadas, dispositivos móveis empoderam seus donos, que têm às suas mãos o poder de compartilhar qualquer experiência, transmitindo suas impressões para seus seguidores.

Não é de se espantar que essa tendência tenha despertado o interesse de profissionais de marketing, abrindo espaço para diversas inovações em estratégias de comunicação e publicidade. Um dos elementos mais interessantes desse movimento é o surgimento dos Digital Influencers.

Para contemplar assunto tão importante para o atual mercado digital, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os influenciadores digitais. Explicaremos o que são, as vantagens que trazem para a estratégia de marketing e muito mais. Confira!

O que são os Digital Influencers?

O modo como o marketing é feito vem sofrendo alterações, acompanhando as mudanças sociais e econômicas de nossos tempos. Se antes a marca detinha autoridade sobre o cliente, que possuía poucas alternativas, agora o tabuleiro virou.

A conjuntura competitiva do mercado e a tendência que as pessoas desenvolveram em acreditar mais em indivíduos do que em empresas, deu origem a um cenário em que um comentário, positivo ou negativo, pode ser determinante para decisão de comprar em uma empresa ou outra.

Esse poder de influência sobre as decisões de terceiros emana de todo consumidor, mas alguns conseguem se sobressair no assunto. São os chamados Digital Influencers, que com uma simples “review” pode multiplicar os interessados em um produto ou acabar com sua reputação.

A facilidade e rapidez com que os influenciadores podem difundir uma mensagem não tardou a saltar aos olhos de empresários, que hoje contam com essas pessoas para auxiliar a marca a comunicar-se com seu público-alvo e modelar sua imagem perante os consumidores.

Quais as vantagens das marcas usá-los?

O planejamento estratégico de uma empresa para consolidar sua mundo digital e aumentar o índice de engajamento envolve muitos fatores. É preciso definir bem a buyer-persona, decidir quais canais utilizar e estabelecer as estratégias de comunicação que serão usadas pela marca.

A parceria com um Digital Influencer pode trazer vantagens estratégicas para todo o marketing digital de sua empresa, principalmente aumentando consideravelmente o número potencial de usuários engajados com seu produto.

Dessa maneira, você tem a perspectiva de aumentar consideravelmente o volume de negócios a serem fechados. Então, de forma resumida, o Digital Influencer pode promover uma forte valorização de sua marca.

Por tratar-se da interação com um público específico e bem definido, o trabalho do influenciador conta com um poder de alcance e persuasão consideravelmente maior que os métodos convencionais de comunicação. Vamos detalhar alguns dos benefícios a seguir.

Rede de influência pré estabelecida

Ao iniciar o trabalho com um Digital Influencer, não será necessário trabalhar em uma rede de influência. Afinal, esta é a principal característica do influenciador. Ele já conta com sua rede própria de usuários que consomem seu conteúdo.

Além disso, a autoridade do influenciador já costuma ser bastante sólida e pode ser facilmente transferida para a marca.

Vamos dizer que o seu objetivo seja aumentar a visibilidade de um artigo fitness, por exemplo. Firmar parceria para que um perfil direcionado a dicas de vida saudável recomende seu produto elimina barreiras de desconfiança do consumidor, facilitando a introdução da mercadoria.

Proximidade com a persona

Antes de fechar com uma dessas figuras, é crucial ter certeza de que sua persona tem o potencial de se relacionar e identificar com ela. Se a combinação for bem-feita, o público do influenciador já será composto por perfis semelhantes ao de sua persona.

Graças a essa característica, o trabalho de segmentação torna-se muito mais simples. Afinal, a rede preestabelecida do influenciador é composta de pessoas que têm no mínimo algum interesse em ouvir sobre os seus produtos e serviços.

A proximidade do público do Influencer com as características de sua persona é um ponto fundamental a ser observado. De nada adianta trabalhar com um perfil com milhões de seguidores engajados, se estes apresentam necessidades e motivações opostas ao do consumidor que você quer atingir.

Facilidade na produção de conteúdo

Como bem sabemos, o papel de um Influencer não se limita apenas a ser o embaixador de uma marca. Graças a sua familiaridade com o próprio público, a personalidade terá maior facilidade em encontrar a maneira mais eficiente de realizar cada tipo de comunicação.

Assim, uma simples conversa com um Influencer pode trazer insights valiosos para definir sua estratégia de comunicação. Ele sabe ainda qual tipo de conteúdo gera maior interesse em seus seguidores, o que é primordial para que a audiência tenha uma experiência de marca ainda melhor com sua empresa.

Outro ponto importante é que, naturalmente, os Influencers são habilitados a produzir conteúdo de forma lúdica. Quando postam imagens ou vídeos em seus feeds ou stories, costumam se atentar à relevância do conteúdo, produzindo material de qualidade e facilmente assimilado por seguidores.

Trabalho no posicionamento da marca

Por mais que exista uma corrente que acredite que influencers falam apenas o que são pagos para dizer, isso não é verdade. Para chegar onde chegaram, eles precisam ter feito um bom trabalho para adquirir, manter e expandir a confiança do público.

O que isso significa para você? Significa que atribuir sua imagem àquele indivíduo pode ser um passo importante no posicionamento de marca. Isto, é claro, deve ser feito de forma bem estudada e trabalhada. Afinal, a parceria precisa ser feita com alguém que possa refletir os valores da empresa.

Aumento da credibilidade da empresa

Como já foi dito no início do artigo, as pessoas tendem a acreditar cada vez mais em outros indivíduos do que em corporações. Esse fenômeno já era previsto por Philip Kotler em seus estudos sobre o marketing 4.0.

Segundo Kotler, o consumidor acredita que “seu círculo íntimo de amigos e familiares fornece uma blindagem contra marcas e empresas ruins.” Quando uma figura influenciadora toma o lugar desses amigos e familiares, a tendência é que a sensação de blindagem seja potencializada.

Dessa forma, o público estará mais aberto ao ver a personalidade que segue e confia recomendando uma determinada marca ou produto. Na cabeça do consumidor, aquilo não é uma peça de publicidade, mas sim a recomendação de alguém em quem ele pode confiar.

Fidelização e vendas

Esse é um ponto extremamente crucial para a estratégia de uso de influenciadores digitais. Afinal, a prioridade final de todo planejamento estratégico é aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro.

Já está claro que o influenciador conta com sua própria base de seguidores, sabe produzir seu próprio material e domina as técnicas de comunicação com seu público. Não vamos esquecer também, que o seu perfil provavelmente continuará buscando crescimento.

Ora, se estamos em uma parceria, o crescimento de um representa o crescimento do outro. Assim, a expansão de influência do seu parceiro significa também o aumento do número potencial de pessoas interessadas na sua marca.

Além disso, consumidores que já passaram por toda a jornada de compra têm a possibilidade de continuar acompanhando o Influencer — o que é facilitado se o conteúdo for qualificado — e assim, criar uma espécie de fidelização em relação à sua empresa. Seus serviços estarão sempre ao alcance de um clique.

Como encontrar um Digital Influencer para minha marca?

Agora que já sabemos o que é um influenciador e como ele pode auxiliar no crescimento de sua marca, vamos aprender como é o processo para identificar e contratar um. Imagine que você está contratando um novo colaborador para sua empresa.

Certamente vai querer garantir que ele se adéque as diretrizes da companhia e seja alinhado com seus valores, não é verdade? Bem, a situação aqui não é muito diferente. Antes de tudo é preciso definir bem o perfil que você está procurando para, aí sim, pôr as mãos à obra.

Vale lembrar aqui que, da mesma forma que pode ser construtiva, a estratégia de parceria com esses criadores pode sair pela culatra, se não realizada de maneira cuidadosa. Contratar alguém com histórico de polêmicas, por exemplo, pode trazer uma impressão que você não vai querer associar à sua marca.

Uma vez definido o perfil exato para executar seu planejamento estratégico, existem algumas formas de chegar ao resultado. Vamos listar as principais a seguir.

Pesquisa de hashtags

Essa abordagem consiste em pesquisar as palavras-chave pertinentes para sua persona nos canais de comunicação que você escolher. Vamos utilizar o Instagram como exemplo. Vá até a área de pesquisa e digite um termo que você considera relevante para o seu público.

De maneira hipotética, vamos imaginar que o produto que você deseja vender é um creme para cabelo e o termo escolhido é #hidratação. Observe os resultados da pesquisa desse termo. Existe algum perfil que se destaca? Algum post provocou muitas interações?

Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, é um indicador de que o criador do conteúdo em questão pode funcionar para uma parceria com você. Lembre-se, este é apenas um indicador. Para saber com maior garantia se faz necessária uma análise um pouco mais profunda.

Página de localização

Se você busca trabalhar com um nicho de mercado bem demarcado geograficamente, a pesquisa de localização no Instagram pode ser uma ferramenta bastante útil. Lá, você obtém resultados apenas de postagens realizadas nos locais que você escolher.

Assim, se você busca alguém que tenha grande influência em um bairro específico — o que pode ser uma excelente ideia para promover um novo estabelecimento, por exemplo — terá diante de você um verdadeiro catálogo com os perfis que mais causaram reações positivas na região.

Grupos de influenciadores

Com o crescimento do número de representantes da categoria, é natural que Influencers tenham se organizado na criação de vídeos para expor e oferecer seus serviços. Esses grupos podem ser facilmente encontrados no Facebook.

Esse, porém, é um trabalho bastante manual, e conta com uma possibilidade de erro um pouco maior que os demais métodos. Afinal, ao anunciar o próprio serviço, o influenciador pode passar a impressão de que não está fazendo bem o trabalho orgânico de engajamento.

Como alternativa, existem agências profissionais que reúnem Influencers e os conectam com marcas interessadas, tópico que abordaremos a seguir.

Agências de marketing de influência

As empresas especializadas em encontrar o influenciador certo para sua marca são uma resposta rápida a essa crescente demanda do mercado. Como já era de se esperar, essas agências se proliferaram e hoje competem entre si pelas contas de clientes poderosos.

Naturalmente, essa competição é benéfica para todos. Na busca pelo topo do mercado, as agências de influência aprimoram seus serviços e trabalham formas de melhorar cada vez mais a experiência de seus próprios clientes. Talvez por isso, não se limitam mais apenas a oferecer influenciadores.

Eliminando todo o trabalho braçal, esses empreendimentos buscam conectar sua marca com o criador ideal de conteúdo. Para isso, disponibilizam algoritmos que calculam métricas importantes, possibilitando até mesmo a análise do possível retorno sobre o investimento.

Com dados profundamente trabalhados, você tem acesso ao perfil exato da audiência do influenciador e pode traçar uma reta com o retrato da sua persona. É possível ainda acessar dados como histórico das métricas de performance de cada um dos Influencers disponibilizados.

O que são micro influenciadores e quais suas vantagens?

Os micro influenciadores são gente como a gente. Não são grandes celebridades, nem autoridades completas em um assunto, mas contam com poder suficiente para causar um impacto bastante positivo na otimização da sua estratégia de marketing.

Em média, contam com um número entre 5 e 100 mil seguidores em seus perfis. O fato de contarem com menos seguidores do que os grandes Influencers pode parecer negativo, mas tem também seu lado bom. Agindo de forma mais coadjuvante, contam com grande relevância e prestígio entre os que os seguem.

Assim, ao falar com um nicho mais específico, essa categoria costuma contar com um grande poder de persuasão, causando taxas relativas de engajamento muitas vezes maiores do que grandes perfis. Vamos conferir algumas das vantagens de contar com os micro influencers?

São mais acessíveis que os grandes

Grandes celebridades das redes sociais podem chegar a cobrar R$ 20.000 (ou mais) por uma simples postagem. Só essa informação já afasta muitos interessados em contratar serviços de marketing de influência. Por outro lado, os micros oferecem preços bem mais acessíveis.

Graças a essa acessibilidade, é possível trabalhar com diversos profissionais ao mesmo tempo, expandindo as possibilidades de otimização da campanha.

Em casos de micro influencers com quantidade menor de seguidores, é muito comum o tipo de parceria em que o pagamento é realizado por meio do envio de produtos gratuitos, muito conhecidos no meio pelo apelido de “mimos”.

Trazem originalidade

Os micro influenciadores são figuras mais próximas da realidade da maioria da audiência. Essa característica lhes dá liberdade para a autenticidade, respondendo comentários e gerando conteúdos de forma muito mais natural, o que é encarado de forma positiva pelo público.

Essa sensação de representatividade causada nos consumidores tem efeito muito positivo na construção da imagem da marca. A utilização de uma pessoa mais “real” na divulgação faz com que o consumidor sinta-se capaz de imaginar-se utilizando aquele produto. Afinal, não só celebridades, mas pessoas como ele confiam no serviço.

Promovem engajamento e interatividade

Acredite, quanto mais seguidores um perfil tem, menor é o engajamento que suas postagens recebem. Pesquisa divulgada pela Markerly apresentou alguns dados interessantes sobre isso:

  • perfis com menos de mil seguidores geram likes durante 8% do tempo;

  • perfis com mais de dez milhões geram curtidas apenas 1,6% do tempo;

  • instagrammers com menos de mil seguidores geram comentário durante 0,5% do tempo;

  • instagrammers com mais de dez milhões geram comentários apenas 0,4% do tempo.

Então, contar com Influencers com um número não tão alto de seguidores pode trazer vantagens significativas. Não é difícil entender o motivo. Seu nível de influência é dividido entre menos seguidores, o que diminui o risco de uma boa parcela da audiência não demonstrar interesse sobre os posts.

Portanto, em algumas ocasiões, vale a pena considerar a contratação de um — ou vários — micro influenciadores em vez de partir direto para as grandes estrelas. Seu público mais bem segmentado pode trazer resultados mais significativos do que públicos enormes, mas dispersos.

Quais são os influenciadores de Campo Grande?

Tão importante quanto o nível de influência que um criador de conteúdo exerce sobre seu público, é a região alcançada por essa influência. De nada adianta a parceria com um perfil altamente influente no Rio de Janeiro, se você quer impulsionar uma ação no Mato Grosso do Sul.

A seguir, vamos listar alguns dos principais Influencers em Campo Grande. Siga lendo!

Lívia Tosta (@liviatosta)

Com aproximadamente 26 mil seguidores e mais de 3.300 posts publicados no Instagram, Lívia Tosta é publicitária, designer de moda, maquiadora e dona de um salão de beleza.

Em sua conta, costuma publicar postagens que caracterizam seu estilo de vida, evidenciando suas viagens e apresentando suas maquiagens. Utilizando peças de marcas parceiras, apresenta looks inspiradores que arrancam um bom engajamento por parte de seu público.

Além das makes e looks, faz divulgação de diversos tipos de serviços, todos seguindo a mesma linha. Tratam-se de spas de repousos, produtos veganos, cosméticos e outros itens coerentes com esse lifestyle.

Carmen Juliana (@cajuindica)

Carmen é jornalista por formação e conta com mais de 225 mil seguidores em seu perfil no Instagram, com mais de 2.600 posts já realizados. Mãe de uma criança pequena, utiliza seu perfil para falar sobre questões de gravidez e das peculiaridades da vida materna.

Em seus moments bem organizados, é possível encontrar material sobre carros, moda, looks, gastronomia e muito mais. Tudo apresentado de forma coerente com seu perfil. Por ser mãe, Carmen tem um apelo ainda maior com boa parte do público, que certamente se coloca em sua posição.

A característica de sua conta é bem voltada para a indicação de produtos e serviços que ela considera vantajosos para seus seguidores.

A alta taxa de interações com seus posts indica que uma parceria com Carmen pode ser vantajosa para a imagem e divulgação de marcas que se encaixem nas expectativas de seu público.

Isabela Cavalcante (@belabc)

Isabela é um exemplo de influencer que também tem um quê de celebridade local. Jornalista por formação, a modelo foi eleita a Miss Mato Grosso do Sul em 2017. Não por acaso, sua conta no Instagram foca em assuntos como moda e beleza.

Seu feed é dominado por posts de Isabela exibindo algum look, sempre fazendo questão de citar a marca responsável pela venda ou produção de um dos acessórios utilizados.

Com 17 mil seguidores e uma boa taxa de interação, Bela pode ser uma ótima opção de parceria para profissionais de moda e lojas de acessórios.

Jan Michel (@omelhordecg)

Com 100 mil seguidores, Jan deixa bem claro em seu perfil que é um apaixonado por gastronomia. Suas postagens, porém, não se resumem a degustação de comidas e indicação de restaurantes.

Ele declara em sua bio que ama viver a vida, se vestir bem e frequentar bons eventos. Essas definições são base para a linha de postagens que adota em seu feed: muitos restaurantes, um estilo de vida leve e divertido, além de indicações de programas legais na região.

Jan realiza sorteios em sua página por meio de parcerias com algumas marcas. Costuma realizar posts diários, com legendas que incitam o leitor a interagir.

Os Digital Influencers representam uma das muitas tendências de marketing que vieram para ficar. Sua influência sobre a decisão de compra das pessoas é grande e ainda não conhece limites. Por isso, contar com a parceria de uma dessas figuras pode ser uma vantagem e tanto para a sua marca.

Com a horizontalização da confiança do consumidor, torna-se cada vez mais importante investir em indivíduos que contam com a credibilidade do público para indicar produtos e serviços. Dessa maneira, a aproximação entre marca e persona converte-se em um processo muito mais simples e eficiente.

E então, o que achou do conteúdo deste artigo sobre os Digital Influencers? Acha que pode te ajudar a buscar novos horizontes para sua estratégia de comunicação? Para ficar por dentro de mais dicas legais como essas, não deixe de assinar nossa newsletter!