A captação de leads é um dos pontos mais determinantes para o sucesso de um planejamento de marketing. Afinal, o lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio, que pode se converter em um cliente fiel dos produtos ou serviços oferecidos pela marca. 

Essa conversão, é claro, não acontece de uma hora para a outra. Após a captação, o lead passa por um processo de educação sobre o problema que o levou a se interessar pelo serviço. Apenas após esse amadurecimento a decisão de compra poderá ser realizada. Este procedimento é conhecido como funil de vendas. 

Aqui, a captação de leads de qualidade é o ponto de partida para que tudo ocorra de forma satisfatória. Neste artigo, compilamos 5 das melhores práticas para adquiri-los. Boa leitura!

1. Realize concursos criativos

Existe uma maneira melhor de conhecer e engajar sua audiência do que um concurso criativo? Estamos falando de concursos mesmo, não simples promoções. Elabore algo que estimule seu público a interagir diretamente com sua marca, de maneira lúdica e intuitiva. 

Um exemplo muito utilizado é o concurso de legendas, onde internautas são estimulados a desenvolver os melhores subtítulos para uma determinada imagem. Trívias e demais jogos também são ótimas pedidas para divertir e engajar o seu público-alvo online. Apenas tenha certeza que ele é adequado às características de sua persona. 

E como todo o concurso precisa de um prêmio, por que não oferecer um pacote promocional de seus produtos ou serviços? Isso garantirá que todos os participantes tenham algum tipo de interesse pela sua empresa. 

2. Produza conteúdos para blog

Sabemos que só é possível captar leads após atraí-los. Por isso, o investimento em uma produção contínua e qualificada para blog posts é uma ótima maneira de atrair e captá-los. 

Para ter sucesso, a estratégia precisa identificar pontos-chave de sua persona — motivações, problemas, interesses etc — e produzir conteúdos relevantes, com o potencial de atraí-los para sua página. Não basta falar sobre o seu produto, é necessário abordar assuntos relacionados que interessem ao público. 

A partir daí, existem diversas formas de converter esse visitante em lead. A seguir, listamos alguns exemplos.

Ofereça a assinatura de newsletter

Bom, se o cliente chegou até sua página e está consumindo o seu conteúdo, são boas as chances de ele querer um pouco mais daquilo. É aí que entram as assinaturas de newsletter. 

Ofereça essa assinatura por meio de uma mensagem em um ponto estratégico da página. Para receber mais conteúdos semelhantes, o visitante precisará disponibilizar seu e-mail de contato, o que torna a aproximação algo bem mais simples e natural. 

Utilize pop-ups contextuais

Falar de pop-ups é sempre um assunto polêmico. É provável que você se incomode constantemente com esses pequenos anúncios que saltam na sua tela. Este descontentamento, porém, ocorre principalmente quando o conteúdo não é relevante ao assunto do post. 

Ao utilizar pop-ups contextuais, sua página oferecerá um complemento ao conteúdo já consumido. É possível, ainda, incluir uma oferta para atrair a atenção de quem estiver lendo. 

Sabemos que, se mal utilizada, essa ferramenta pode causar descontentamento no leitor. Sendo assim, todo cuidado é pouco. Evite a utilização de pop-ups em dispositivos móveis e configure-as de forma que apenas apareçam ao final do tempo de uso da página. 

3. Desenvolva e-books gratuitos

Uma das técnicas mais utilizadas para a captação de leads é a disponibilização gratuita de e-books sobre temas abrangentes à sua área de atuação. Apesar de não haver uma compensação financeira direta, as informações dadas pelo usuário podem ser incrivelmente valiosas. 

Podemos dizer, então, que as informações do visitante são utilizadas como moeda de troca pela aquisição do e-book. Por isso, é importante oferecer material pertinente e qualificado para atrair o interesse do cliente. 

Não caia no erro de elaborar formulários complexos demais entre o e-book e seu cliente, uma vez que isso pode afastá-lo de seu material. Informações como nome completo, e-mail para contato e tipo de interesse em relação ao material já são suficientes. 

Além de fornecer conteúdo valioso ao usuário e potencializar a geração de leads, a produção de e-books ainda possibilita o aumento da autoridade de sua marca. Um material de qualidade educa o consumidor no assunto, aumentando a chance de que ele seja recomendado a terceiros. 

4. Invista em conteúdos audiovisuais

Segundo pesquisa realizada pela Cisco, 82% do tráfego da Internet em 2022 será gerado por materiais em vídeo. Os avanços da tecnologia que possibilitam esse tipo de consumo contribuem para a tendência. Além disso, cada vez mais pessoas optam por ouvir ou assistir algo ao invés de ler. 

Assim, a produção de materiais como vídeos, webinars e cursos online têm grande potencial de engajamento e, consequentemente, de geração de leads. Basta seguir as velhas regras: material qualificado, com autoridade e pertinente às necessidades da persona. 

No caso destes materiais, a captação de leads ocorre na inscrição — seja no canal, no curso, ou no podcast — e, por isso, se mostra tão eficiente. 

5. Utilize Calls to Action 

A Call to Action, mais conhecida como CTA, é uma ótima forma de garantir que o usuário continuará o processo de engajamento com sua marca mesmo após consumir determinado conteúdo. 

Em posts de blogs, por exemplo, o CTA aparece em locais estratégicos incitando o leitor a continuar o aprendizado em outro post do portal, realizar uma compra, deixar um comentário ou baixar um conteúdo. É o direcionamento que o visitante precisa para seguir seu caminho em direção ao fundo do funil.

É importante salientar que, ao utilizar o CTA, o próximo passo deve estar bem planejado. Afinal, de nada adianta indicar um caminho se ele ainda não está pronto para ser percorrido. 

O estabelecimento de uma estratégia clara de captação de leads pode ser o divisor de águas para o seu negócio. Se bem executada, a tendência é que as oportunidades de negócio aumentem consideravelmente, uma vez que você terá contato direto com indivíduos interessados em sua marca. 

Utilize as práticas apresentadas ao longo do artigo e personalize-as de acordo com as necessidades de sua empresa e características de sua persona. É importante estar sempre ligado na maneira específica que cada prática funciona no cenário de seu empreendimento. 

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