O Instagram já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Desde que foi adquirida por Mark Zuckerberg, em 2012, a rede social vem se transformando em um poderoso instrumento para marcas que busquem aumentar sua presença digital. Afinal, basicamente qualquer público pode ser encontrado por lá.

Seguindo a tendência de crescimento interativo entre marcas e clientes, Zuckerberg lançou o Instagram para empresas, possibilitando a criação de uma conta oficial para a sua marca. Hoje, não utilizar a ferramenta na sua abordagem de marketing digital pode ser um erro significativo. 

Pensando nisso, elaboramos este texto com tudo o que você precisa saber para potencializar as suas vendas utilizando o Instagram. Continue a leitura!

Como gerar conteúdo de valor?

Na internet, pipocam conteúdos por todos os lados, a todo o tempo. Em meio a esse mar de material sobre os mais diversos assuntos, é preciso alcançar um diferencial para se destacar. Por isso, na hora de gerar seu conteúdo, é importante que haja todo um planejamento estratégico por trás. 

O primeiro passo não poderia ser outro: conhecer bem a sua persona. A persona é uma projeção do seu cliente ideal, um personagem fictício baseado em dados demográficos e características que montam o seu consumidor perfeito. Defini-la antes do processo criativo ter início é importante para dar um norte à campanha.

O seu conteúdo precisa ser minunciosamente planejado para impactar a persona. Dessa maneira, poderá gerar maior interação e iniciar um relacionamento de confiança com o cliente, alçando sua marca a um posto de autoridade no assunto. 

O material criado deve ser qualificado em diversos aspectos, desde um design limpo e bem elaborado, até uma informação clara e educadora. Conteúdo bom é aquele que gera um engajamento positivo da audiência. Vamos dar algumas dicas para fazer isso acontecer. 

Fique de olho nas tendências da sua audiência

Prestar atenção nos assuntos mais comentados na rede pode trazer insights valiosos para o conteúdo que você vai criar. Quando um tema está na moda, qualquer post que faça referência a ele tem maior potencial de viralização. 

Eventos de importância global, como são a Copa do Mundo e o Rock In Rio, por exemplo, costumam gerar enorme número de engajamento. Pegar carona em seu sucesso pode potencializar sua estratégia digital. 

Atente-se à qualidade do material de produção

O que você posta na conta oficial de sua marca representa a imagem de sua empresa. Por isso, você não quer usar uma figura de baixa qualidade ou um vídeo com o áudio distorcido, não é verdade? 

Invista em ferramentas que suportem o tipo de conteúdo que você pode gerar. Em casos mais simples, um smartphone com uma câmera de qualidade pode bastar, mas as vezes é preciso contar com algo mais profissional.

Quais métricas devem ser acompanhadas?

Um dos principais atrativos do Instagram para empresas é a viabilização do acompanhamento de métricas. O perfil profissional e a plataforma de anúncios da rede permitem acesso a diversas métricas de desempenho, que podem servir para avaliar o andamento da sua estratégia.

Mas, atenção, acompanhar as métricas requer conhecimento sobre o assunto, ou você pode cair nas armadilhas das métricas de vaidade. São chamados assim os dados que enchem os olhos de muitos gestores de mídias sociais, mas que não necessariamente representam um bom engajamento. Alguns exemplos são: 

  • número de seguidores;
  • quantidade de likes;
  • número de compartilhamentos de um post;
  • pageviews.

Não estamos dizendo que essas métricas não devem ser acompanhadas. Apenas que, em uma visão geral, elas não são as que vão auxiliar em tomadas de decisão inteligentes. Por isso, não devem ser consideradas KPI’s. Quer saber quais métricas realmente fazem a diferença? Confira!

Taxa de conversão de campanhas

Quando você realiza uma campanha de impulsionamento no Instagram, define uma meta a ser atingida, podendo ser desde o aumento de número de vendas até o download de seu aplicativo. A conversão é o que acontece quando o objetivo é alcançado.

Acompanhar de perto a taxa de conversão permite o cálculo do ROI, que representa o retorno alcançado pelo investimento na campanha. Com essa informação, fica fácil avaliar a estratégia e argumentar por sua manutenção ou alteração, conforme for necessário.

CAC – Custo de aquisição por cliente

Acompanhar o CAC é essencial para empresas que aspiram a um crescimento saudável, e acreditamos que esse seja o seu caso. Essa métrica é usada para calcular o quanto a marca está investindo para a aquisição de cada novo cliente. 

Antes de realizar o cálculo do CAC, é importante reunir todos os dados que envolvem a jornada de compra do seu consumidor, ou seja, tudo o que foi feito para que ele deixasse de ser um lead e se tornasse um cliente. Para alcançar precisão, é importante saber o que e quanto foi investido em cada etapa.  

A conta do CAC utiliza uma fórmula bastante simples: o valor dos investimentos realizados para conquistar um cliente é dividido pelo número de clientes conquistados nesse espaço de tempo.

Quais as melhores práticas no Instagram para empresas?

Uma vez que sua marca estiver presente e consolidada no Instagram, é preciso agir de forma inteligente para manter o interesse do público já fidelizado e atrair ainda mais audiência. Vamos apresentar algumas ações que devem ser adotadas e erros que não podem ser cometidos. Confira!

Adote o uso de hashtags

As hashtags são uma ótima forma de aumentar o seu alcance. Elas funcionam como links que levam diretamente ao seu conteúdo. Porém, não adianta lotar um post de hashtags se elas não são pertinentes ao seu público. 

Por isso, o desenvolvimento da persona, citado ao longo do texto, é tão importante. Descubra quais hashtags tem mais apelo junto à sua persona e as utilize para alcançar potenciais clientes e iniciar diálogos na rede.

Monitore a concorrência

Sabe aquela história de manter o inimigo por perto? Aplica-se completamente a uma estratégia de marketing no Instagram. Monitorar as ações de seu concorrente no Instagram pode gerar insights interessantes para que você elabore um plano de comunicação.

Lembramos que monitorar o competidor não significa copiá-lo. Você deve focar em aprender com seus erros e acertos e usar isso como base para criar conteúdos originais e qualificados.

Não exagere nos memes

Os memes são elementos interessantes para conteúdo de mídias digitais e seu uso não deve ser descartado. Porém, exceder-se nesse tipo de postagem pode saturar a audiência, prejudicando a imagem da sua marca.

Programe a frequência e o horário de seus posts

Mais uma vez, entender profundamente a persona é um diferencial. Só assim é possível definir quais horários são mais propícios para impactar as pessoas e gerar engajamento.

A frequência também é importante. Postar compulsivamente vai fazer com que o público canse do seu conteúdo, enquanto passar por longos períodos de inatividade pode causar prejuízos parecidos. É preciso encontrar o meio-termo. 

O Instagram para empresas é essencial para o marketing digital de sua marca. Lá, você terá acesso ao seu público-alvo, poderá impulsionar campanhas e aumentar o engajamento. É importante ficar atento e monitorar as métricas necessárias. 

Além disso, é crucial entender os problemas e necessidades de seu público, a fim de fazer com que suas práticas na rede social sejam cada vez mais apreciadas por ele. 

E aí, deu para entender como o bom uso do Instagram para empresas pode potencializar suas vendas? Que tal contar com auxílio profissional nessa tarefa? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!