Alcançar e engajar o público é uma árdua tarefa que requer um planejamento estratégico para conquistar o sucesso. As campanhas de marketing online e de marketing offline servem para conversar com os potenciais clientes e converter as ações em vendas. Essas duas maneiras de comunicação com os consumidores diferem em alguns aspectos, mas podem se transformar em uma ferramenta muito poderosa quando são unidas.

Isso porque essa união pode otimizar os resultados e aumentar a receita das empresas. Continue lendo este texto e descubra como unir essas duas ferramentas e os benefícios que elas trazem para o seu negócio. Boa leitura!

O que é marketing online?

O marketing online, ou marketing digital, centraliza suas ações na Internet. Seu objetivo é o de se envolver mais com o público e poder utilizar o seu conteúdo para atraí-lo naturalmente e coletar informações valiosas que ajudam a estudar melhor o público-alvo da empresa.

Os veículos de comunicação em relação ao marketing offline são diferentes, e isso muda a forma como as pessoas vão ser abordadas pelas futuras campanhas. O marketing online vem se tornando muito popular devido às suas particularidades e vantagens, como o seu baixo custo em comparação ao modelo tradicional. Isso corresponde as plataformas em que são utilizadas a sua aplicação. Assim, a sua integração à websites, blogs, redes sociais, links patrocinados e até e-mail marketing torna-se possível.

A Internet possibilita que essa ferramenta quebre as fronteiras e converse com potenciais consumidores de qualquer região. Assim, a oportunidade de transmitir uma mensagem de maneira rápida e que seja relevante aos usuários é evidenciada entre os seus diversos benefícios. Com essa maneira de divulgação, a comunicação deixa de ser linear e passa a considerar o público na interação com o que ele aprecia.

Os hábitos de compra já não são os mesmos e as pessoas estão cada vez mais exigentes, principalmente antes de fecharem as suas compras. Como estão online, elas estão sempre procurando referências e recomendações sobre as suas futuras aquisições. Isso acaba tornando o processo mais dinâmico e exige que as empresas tomem a mesma postura.

Antes, os resultados das campanhas eram baseados em achismo, mas o marketing online mudou isso. Sua alta velocidade de transmissão e alcance permitem uma capacidade analítica mais precisa, resultando em mais eficiência nos investimentos.

Essa modalidade trabalha com o conceito Inbound e, com isso, os clientes são atraídos pelo conteúdo da marca e passam a procurá-la para se relacionarem de maneira espontânea com ela.

Qual a diferença para o marketing offline?

Mesmo que os objetivos sejam os mesmos, existe uma diferença clara em relação à maneira de elaborar uma campanha de marketing.

Alcance

Esse é um grande diferencial entre fazer uma campanha de marketing online e offline. Nas estratégias digitais, é possível atingir uma imensidão de pessoas. Isso acontece porque a Internet proporciona uma visibilidade mais ampla do que as ações limitadas do que podemos realizar pessoalmente.

A criação de um blog permite que usuários de todo o mundo vejam o seu conteúdo, ao contrário de um outdoor, que é exposto apenas a pessoas que estejam transitando naquela região. Até mesmo o e-mail marketing, que pode ser enviado para grandes grupos de clientes ao redor do globo de forma instantânea, supera, assim, a distribuição de panfletos locais.

Custo

Os custos com os conteúdos digitais acabam sendo muito diferentes do que é gasto em publicidade no meio offline. Isso porque ele utiliza estratégias que não são custosas. Um exemplo disso são as redes sociais, que podem ser utilizadas em favor das empresas sem impactar o orçamento final.

Em contrapartida, as ações do marketing offline acabam gerando despesas mais altas. Propagandas para televisão ou rádio e anúncios em jornais e revistas são a razão do encarecimento no resultado final, e por isso, muitas vezes, são considerados inviáveis para empreendimentos menores.

Tempo

O tempo gasto nas ações difere bastante quando pensamos em marketing online e offline. Nas estratégias mais tradicionais — além do alto custo para campanhas de longo período — acabam não sendo tão eficientes porque o público tende a ficar cansado mais facilmente.

Já para os conteúdos na Internet o cenário é outro. O que é publicado em posts nos websites ou blogs fica disponível para o público, a partir do momento em que são criados, indefinidamente. Ainda, por ser um conteúdo do tipo que as pessoas só procuram quando há interesse, isso faz com que essas publicações não fiquem repetitivas ou tediosas.

Equipe

O pessoal envolvido nas duas possibilidades de marketing acaba sendo distinto um do outro. Isso se dá ao fato de que nas ações tradicionais a equipe precisa ser formada por profissionais especializados com o desenvolvimento, com a concepção ou até mesmo com as negociações dos meios de veiculação.

Enquanto isso, no marketing online, é possível utilizar alguns talentos da própria organização para o desenvolvimento de novos conteúdos. Por se tratar de ações mais pontuais e dinâmicas, o número de pessoas reservadas para essa etapa será consideravelmente reduzido.

Diálogo

Sem sombra de dúvidas, o diálogo com o público é muito mais eficiente quando realizado online. O imediatismo das informações que a Internet proporciona é uma grande vantagem para as empresas. A web não para e, com isso, não há horários de atendimento ou de comunicação e isso garante que a marca seja visível a todo momento.

Os consumidores conseguem ter voz ativa nesse espaço digital. Isso possibilita visualizar testemunhos e divulgações orgânicas deles. Também, abre espaço para poder responder as críticas, dúvidas ou reclamações rapidamente e, dessa forma, melhorar a imagem da marca.

Linguagem

A maneira que é utilizada a linguagem com o público acaba mudando de acordo com as intenções na campanha e nas modalidades online e offline. A web permite uma aproximação informal e independente aos clientes.

Essa vantagem permite modernizar a marca e agregar valor à sua imagem, com mais espaço para a criatividade, descontração, bom humor e inovações.

Análise

As possibilidades de mensurar e aferir com maior precisão os resultados e informações são muito maiores no modelo de marketing online. Na web existe a praticidade de medir as coisas, já que esse tipo de dado já está digitalizado na rede.

Um exemplo é o contador de visitas nos websites. Com ele é possível analisar o tráfego e a quantidade de cliques de uma campanha e como foi a conversão de vendas dela. Isso possibilita realinhar as estratégias que estejam dando errado ou, até mesmo, reforçar o sucesso das que deram certo.

A persona é a mesma no marketing online e offline?

Tanto o marketing tradicional quanto o online existem pela mesma razão. Eles são ferramentas de divulgação e propagação de campanhas sobre produtos e serviços. Os meios em que eles praticam essas ações é o que difere a linguagem que vai ser usada para abordar o público.

Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo. Cada um se comporta de uma maneira diferente e, assim, fica impraticável investir em canais em que a persona não existe. Ter conhecimento sobre os consumidores permite elaborar uma persona que esteja alinhada e seja coerente com os objetivos da campanha.

Como mensurar resultados em ambas as alternativas?

Empresas de sucesso que investem em marketing sempre querem saber quais foram os resultados obtidos. A mensuração desses dados possibilita reconhecer o que deu certo e o que não deu, e realinhar as próximas campanhas e ações.

Mensuração de marketing offline

O marketing tradicional acaba sofrendo um grave problema. Muitos gestores não conhecem maneiras eficazes de como mensurar os seus resultados e isso leva as empresas deixarem de lado esse importante acompanhamento. Para isso existem algumas ferramentas que podem auxiliar durante esse processo valioso.

Google Analytics

O uso do Google Analytics serve para mensurar a quantidade de acessos ao website da marca. Com essa ferramenta é possível mensurar o número de visitações diretas relacionadas a uma ação offline. Assim, os cliques que não foram redirecionados por mecanismos de busca ou outros meios são contabilizados e servem como indicadores do sucesso de uma campanha tradicional.

É possível potencializar esses resultados ao inserir um QR code nos impressos, por exemplo. Isso facilita o acesso à página online, e também, pode direcionar os usuários para uma URL própria para a divulgação.  

Desse modo, essa ferramenta é uma ótima oportunidade para verificar a quantidade de tráfego obtido no período e compará-lo com o anterior. Isso possibilita visualizar o impacto das mídias de divulgação offline.

Monitoramento de redes sociais

O sucesso das campanhas offline acabam reverberando nas redes sociais. Assim, pode haver menções sobre essas ações em posts e assim possibilitando mensurar essa as interações. O uso de hashtags é uma excelente forma de contabilizar o engajamento do público sobre o evento.

Linhas telefônicas

Uma boa maneira de medir o impacto das campanhas tradicionais é por meio do uso dos telefones. A ação é bastante eficiente para as empresas e ainda conta com um custo relativamente baixo.

Para isso, basta disponibilizar uma linha exclusiva para as ações da campanha. Uma maneira efetiva é indicar um número específico para cada parte do evento. Isso possibilita direcionar o público para linhas diferentes. E assim, ter o conhecimento sobre quais partes engajaram o maior número de pessoas.

Rastreamento de IP

Em campanhas locais, é possível criar métodos de rastreamento de geolocalizações pelo endereço de IP de acesso às páginas do website. Para isso, existem alguns softwares e sistemas de Business Inteligence que permitem comparar a quantidade de acessos realizados em determinados locais. Assim, fica mais prático acompanhar as campanhas offline em regiões específicas.

Mensuração de marketing online

O marketing digital é utilizado em métodos, como o marketing de conteúdo e o inbound marketing. A maneira de mensurar os resultados se dá por meio de ferramentas que trazem total precisão no momento de coletar dados importantes para o sucesso das campanhas futuras.

Google Analytics

Essa ferramenta fornece uma imensidade de dados relevantes ao comportamento do público,sendo útil para ambos os tipos de marketing.

Por meio dela, você pode verificar fontes de tráfego, performance de páginas, entre outras informações. Com ele é possível observar algumas métricas, como duração de sessões, taxa de rejeição e até as informações demográficas e geográficas.

Google Adwords

Se o foco do negócio são as mídias pagas, o Google Adword é uma grande ferramenta para medir os seus resultados. Assim, é possível mensurar e analisar em tempo real o comportamento dos links patrocinados que são anunciados tanto nas redes de pesquisas quanto nas redes de display.

RD Station

Trata-se de uma ferramenta paga. A RD Station serve para o gerenciamento e monitoramento de vários canais simultaneamente. Por meio dela, é possível obter dados relacionados às listas de e-mail marketing, websites e redes sociais.

Facebook Insights

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. A utilização de cronograma de postagens permite manter atualizado o seu conteúdo para os usuários e mantém a marca presente constantemente.

As fanpages são um ótimo veículo de comunicação e é bastante usado pelas empresas. Com o uso do Facebook Insights, torna-se prático analisar as informações sobre o engajamento do público e o desempenho e alcance das postagens, como os melhores dias e horários com maior movimento.

SCUP

Voltado ao monitoramento de conteúdo para redes sociais, essa ferramenta tem o diferencial ao focar na interação entre os usuários e a empresa. Essa plataforma possibilita observar as referências e citações de termos específicos nas redes, como o Twitter e Facebook

Ferramentas de disparo de e-mail marketing

Esse tipo de ferramenta é muito utilizada para automatizar os disparos de e-mail para os leads e convertê-los em venda. Uma de suas características é a mensuração do sucesso das campanhas por meio de dados que informam o número de clicks à ação e a taxa de e-mails abertos pelos destinatários.

É possível unir estratégias de marketing online e offline?

As campanhas de marketing online não vieram para substituir as de marketing offline. Inclusive, a união delas permite formar estratégias mais robustas e completas e que trazem mais atenção para a marca e aumentam a visibilidade da organização.

Essa integração faz com que as empresas sejam encontradas por consumidores potenciais, o que dá um destaque competitivo e fortalece a imagem. Isso ajuda a converter mais vendas e ampliar a credibilidade do negócio e a compreensão dos consumidores sobre os seus produtos.

Essa ideia deve começar nas campanhas offline que vão conduzir os clientes em potencial para as plataformas digitais. Isso proporciona ações online que vão despertar no público-alvo, o desejo de consumir os produtos e serviços da marca.

Dessa maneira, as ações tomadas em meio digital são finalizadas no ponto de venda e vice-versa. Assim, as atividades promocionais acabam gerando tráfego para o website da empresa e o que é divulgado na Internet leva os consumidores às lojas.

Deve-se levar em conta que cada serviço ou produto exige uma abordagem diferente, assim como cada canal de comunicação é mais adequado para diferentes perfis de público. A utilização de mais ferramentas de marketing aumenta as chances de atingir o público-alvo e melhorar os resultados das campanhas.

Como obter resultados mais precisos em ambas as opções?

Mesmo com abordagens diferentes, os modelos de marketing online e offline têm a mesma função de comunicação. Para otimizar o resultado de suas campanhas é preciso estar alinhado com os desejos e objetivos da persona da empresa.

Tenha os objetivos claros

Para as ações de marketing terem sucesso é preciso um planejamento bem estruturado. Para isso, é preciso que sejam identificados quais são os objetivos que a organização pretende atingir com suas estratégias.

Identifique o consumidor ideal

Projetar a imagem de um consumidor ideal, ou sua persona, isso é vital para direcionar as ações das campanhas de marketing, tanto online quanto offline. Para elaborar uma imagem perfeita desse cliente, a empresa precisa contar com dados sobre o perfil do seu público atual e basear-se nessas informações para montar a identidade fictícia de um potencial consumidor. Essa ação permite alinhar as visões e os objetivos das campanhas para obter os melhores resultados com o público correto.

Aprimore os seus produtos e serviços

A qualidade dos serviços e produtos de uma empresa reflete a sua reputação no mercado. A maneira como os clientes veem a marca é muito importante para quem quer ter sucesso nas campanhas de marketing e, por isso, é importante levar em consideração a sua opinião. Incentivar a participação do público com enquetes e pesquisa, sejam elas nos meios digitais ou tradicionais, é uma maneira efetiva de receber um feedback que proporcione melhorias para o que a marca tem a oferecer.

Armazene informações sobre os clientes

A importância dos dados sobre os clientes se mostrou essencial para diversas etapas de um planejamento de marketing. Isso porque ela facilita não apenas a criação das campanhas, mas estabelece um relacionamento próximo ao público. Pequenos gestos, como lembrar a data de aniversário de um consumidor, podem fazer a diferença na efetividade de uma ação.

Assim, providenciar uma ligação de pós-venda pode fornecer um feedback relacionado a satisfação da compra. Desse modo, torna-se prático compreender o sucesso de uma campanha e reestruturá-la caso seja necessário.

Como unir marketing online e offline em feiras e eventos?

A participação em feiras e eventos com stands é considerada uma boa estratégia de abertura de novos contatos e estreitamento de relações por muitas organizações. Mas, devido ao problema de investimento, que é ao mesmo tempo, muito alto e de difícil mensuração, esse tipo de campanha acaba sendo praticado por nichos específicos.

Outro problema encontrado é que os leads gerados nessas ações acabam “esfriando”, muitas vezes devido à demora em realizar um contato ou até pela falta de eficiência em gerenciá-los.

A união do marketing online e marketing offline pode reverter esse cenário e fazer com que as campanhas realizadas nos eventos convertam o engajamento dos consumidores potenciais em vendas futuras.

Ao criar páginas de captura específicas para o evento, a possibilidade de mensurar os leads interessados na participação torna-se possível. Isso abre portas para um relacionamento posterior com eles, melhorando a comunicação e engajamento do público.

A combinação das páginas de captura e de fluxo de automação permite enviar e-mails automáticos após o evento para os contatos adquiridos e reforçar o seu interesse nos produtos e serviços da empresa.

Distribuir impressos com QR codes nos stands possibilita redirecionar o público para o website da empresa. Dessa maneira é possível mensurar o aumento de trafego e planejar as próximas ações das campanhas de marketing.

A eficácia do marketing online ao criar e manter um relacionamento pré-evento, permite ter uma abordagem comercial mais sólida durante o seu acontecimento. A ideia é que essa aproximação durante o evento não esfrie a relação, já que o cliente em potencial, já está nutrido em relação à marca e a empresa já conta com dados valiosos sobre ele.

Como a união do online e offline afeta os pontos de venda?

Diversas empresas apostam nas estratégias online como atração para os pontos de venda. Dessa forma, elas consolidam um relacionamento digital com a base de clientes e acabam sendo referência de segmento ao atrair a atenção de novos lead.

Levar o cliente de volta, diretamente da loja ao ambiente online, também funciona para essas ações e contribui com o fortalecimento das taxas de remarketing. Esse cenário é eficaz para empresas que atuam tanto em lojas físicas quanto online. Garantir a presença com o público-alvo, sempre respeitando o seu interesse e produzindo conteúdos relevantes para eles é uma ótima estratégia de alavancar a reputação e as vendas.

As redes sociais são canais online perfeitos para oferecer descontos exclusivos que instigue os clientes a visitarem os pontos de vendas e, assim, estimulando compra do público nas lojas físicas.

Por meio de e-mail marketing, é possível comunicar novidades e medir o engajamento com a base de leads da empresa.

O momento de elaborar as estratégias de marketing online e marketing offline é muito importante para engajar o público à marca. A união desses dois modelos de marketing permite alavancar os resultados e mensurar os dados adquiridos com essas ações. Essa harmonia se mostra eficiente e seus resultados trazem um diferencial competitivo para as organizações e melhora a satisfação de seu público.

Ao contar com uma empresa especializada que é capaz de elaborar boas estratégias de marketing traz a oportunidade de melhorar a visibilidade da sua marca no mercado e aumentar as vendas.

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