Conhecer o comportamento do consumidor deve ser uma das grandes preocupações de todo gestor. Afinal, antever as suas demandas e expectativas é uma forma eficiente de se preparar para oferecer sempre o melhor, fidelizando um número cada vez maior de clientes e aumentando as suas vendas.

Esse conhecimento não é novo! Há décadas os gestores sabem que é fundamental se atentar para as tendências de consumo e as características específicas de cada grupo de clientes. Entretanto, com a era digital e os inúmeros avanços tecnológicos, muita coisa mudou quando o assunto é comportamento do consumidor.

Este artigo vai ajudar você a entender essas mudanças, bem como as novas expectativas dos clientes e, principalmente, quais são as estratégias para se reinventar. Acompanhe a leitura e se prepare para uma nova fase no seu relacionamento com o consumidor!

O que mudou na era digital?

A era digital trouxe dezenas de mudanças para as dinâmicas de consumo, principalmente porque ficou muito mais fácil acessar e compartilhar informações — para entender essa afirmativa, basta pensar no poder das redes sociais.

Isso faz com que o consumidor troque um processo de compra linear por uma cadeia mais fragmentada: antes de efetivar a compra, ele vai fazer pesquisas, conversar com outros consumidores e comparar produtos semelhantes. Pode também, por exemplo, visitar uma loja física para conhecer o produto e concluir a compra online, se encontrar melhores condições.

Isso significa que as certezas são menores e é preciso um atendimento cada vez mais eficiente e um controle maior de todos os processos. Do lado dos gestores, a tecnologia ajuda também na realização de pesquisas de mercado e busca por dados relevantes de consumo.

São vários os recursos que permitem às empresas conhecerem cada vez mais os seus consumidores e direcionarem o atendimento e suas estratégias de preço, mix de produtos e marketing e comunicação em função disso.

O que o consumidor contemporâneo espera?

Para se manter no mercado, então, é indispensável conhecer as expectativas do consumidor. É claro que cada setor tem as suas especificidades e seu público-alvo e, por isso, é responsabilidade do gestor pesquisar e conhecer o seu ramo. Entretanto, algumas tendências e expectativas são comuns dos consumidores contemporâneos e serão apresentadas agora. Confira!

Transparência

Com a facilidade de acesso às informações e a ampliação do alcance da comunicação, os consumidores têm apresentado uma demanda cada vez maior por transparência. Eles querem entender os processos e valores da empresa e estão sempre atentos às variações de preço.

Não tenha dúvidas, por exemplo, que se a sua marca apresentar preços diferentes em suas lojas físicas e online, isso será questionado. E, por isso, é preciso ser transparente e franco com o seu consumidor.

Consonância de valores

Já há algum tempo, oferecer o melhor preço deixou de ser suficiente para fidelizar o cliente. Os consumidores contemporâneos estão muito mais engajados e interessados em comprar de empresas com as quais eles se identificam.

Assim, questões como responsabilidade social, representatividade e sustentabilidade se tornam extremamente importantes na avaliação que o consumidor faz de uma empresa. Para se tornar um cliente fiel e, consequentemente, um embaixador da marca, o público precisa acreditar no que está proposto ali.

Imediatismo

Nos dias atuais, tudo se tornou urgente. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, querendo respostas e soluções imediatas. Diante de um produto fora de estoque, por exemplo, são grandes as chances para que o cliente busque uma alternativa na concorrência.

E, justamente por isso, é fundamental organizar os processos internos e comunicar ao seu público. Utilize as redes sociais para mostrar a sua velocidade de comunicação e solução de problemas e trabalhe para alcançar o ritmo demandado pelos clientes.

Personalização do atendimento

O bom atendimento sempre foi um grande diferencial para as empresas. Atualmente, além de eficiente e de qualidade, espera-se também que o atendimento seja personalizado. Isso porque os clientes querem se sentir especiais, únicos e valorizados.

Pode ter certeza de que um atendimento personalizado, que faça com que o cliente perceba o interesse da empresa em suas demandas, pode fazer toda a diferença em sua percepção e suas motivações para o consumo.

Como se reinventar?

E, diante de tantas tendências, como a empresa pode se reinventar? Quais são as estratégias que podem ser adotadas para que ela consiga se adiantar às expectativas e acerte em suas previsões sobre o comportamento do consumidor?

Mais importante: como fazer para conquistar a confiança dos clientes e garantir a sua fidelização?

Posicionamento

Antes de tudo, é indispensável definir um posicionamento sólido e comunicá-lo aos seus clientes. Entenda quais são os diferenciais da sua empresa, os seus valores e sua missão e tudo aquilo de relevante que a marca pode oferecer aos seus clientes.

Posicione-se de forma clara no mercado e trabalhe constantemente para se diferenciar da concorrência. Isso vai fazer com que aqueles clientes que conhecem e admiram a sua marca se identifiquem ainda mais e trabalhem na divulgação da sua empresa.

Diálogo com o público

Em um contexto em que o consumidor tem muito mais voz, é preciso estar preparado para dialogar com ele. Não deixe, em hipótese alguma, que seus canais de atendimento sejam coadjuvantes em sua atuação.

Escute o que o seu cliente tem a dizer, antes, durante e depois da compra. E lembre-se de que essas informações são muito valiosas para você. Colete dados e os utilize para desenvolver a empresa e surpreender ainda mais os seus consumidores.

Prêmios e promoções

Repetindo: todo cliente quer se sentir especial. Por isso, pensar em estratégias de reconhecimento pela relação pode ser bastante eficiente. Aposte em premiações e promoções direcionadas, foque em estratégias que permitam que o cliente saiba que você o conhece, bem como seus hábitos de consumo.

As estratégias de personalização e os pequenos mimos que você oferece a um cliente que já conhece o seu produto são muito eficazes para que ele se sinta valorizado. E um cliente feliz é uma das mais eficientes ferramentas de divulgação que uma empresa pode ter.

Agora que você já entende as razões pelas quais é tão fundamental acompanhar as novas tendências de comportamento do consumidor, é só colocar em prática algumas estratégias para se reinventar e fortalecer o seu relacionamento com os clientes.

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