A visibilidade online de uma empresa consiste em tudo o que faz na internet com o intuito de ser vista por quem ela deseja transformar em cliente. Todos os seus esforços devem ser direcionados a expressar adequadamente o seu valor e divulgar as suas soluções para o perfil de público certo, além de saber usar os canais de marketing que tem à disposição.

Se a sua empresa não aparece para o público dela, poderá perder cada vez mais espaço para os concorrentes. Afinal, há grandes chances de outros players do seu mercado estarem se dedicando a potencializar a visibilidade online deles. Não deixe que o seu negócio seja ultrapassado e implemente as ações necessárias para impactar mais gente.

Ser facilmente encontrado na web significa aproveitar todas as oportunidades que a internet oferece à sua marca para se destacar. Há muitos benefícios em divulgar os seus produtos e serviços utilizando a força dos vários canais de marketing disponíveis nessa área. Por exemplo, você pode usar as redes sociais, e-mail marketing e anúncios digitais. Quer ajuda para trabalhar nisso? Então, veja nossas dicas!

Como aumentar a visibilidade online da empresa?

Conheça a seguir algumas das ações que você precisa implementar para aprimorar a visibilidade online da sua empresa

Crie um blog corporativo

Contar com um espaço para conteúdo dinâmico em seu site é uma ótima forma de potencializar a sua visibilidade online. Pense da seguinte forma: cada post publicado nele pode servir como um novo portal de entrada para visitantes e clientes. Basta criar publicações que sejam relevantes para o seu público-alvo e que tenham identificação com a proposta da empresa.

Ao implementar uma estratégia de marketing de conteúdo em seu blog, primeiramente você deve pensar em formas de resolver os problemas do seu visitante. Evite um material promocional demais, já que isso dificilmente terá sucesso. Agregue valor ao tempo do público para que ele lhe devolva atenção e interesse na sua empresa.

Depois de um tempo, você poderá conferir os resultados para detectar as preferências dos seus visitantes. Será possível determinar com precisão quais são os seus interesses e deixar a estratégia de conteúdo ainda mais robusta ao investir mais nesse tipo de publicação. Quanto mais acessos, melhor para a sua visibilidade online.

Renove a presença nas redes sociais

Publicar conteúdo no Facebook não é algo que deva ser feito ao acaso. É necessário implementar uma estratégia focada em redes sociais para aproveitar todos os benefícios que essas plataformas podem trazer para a visibilidade da sua empresa. Com elas, é possível se aproximar do seu público e mantê-lo informado a respeito das suas novidades.

Antes de começar, certifique-se de estudar de forma aprofundada os hábitos e as preferências do seu cliente. Procure entender quais redes sociais ele costuma usar e os horários com picos de acesso. Por exemplo, por mais que o Facebook seja a plataforma mais popular, pode ser que o seu público seja atuante no LinkedIn ou no Instagram. Então, o recomendado estar onde seus clientes estão.

A interação com o público é outro pilar da atuação nas redes sociais para a visibilidade online. Assim como a sua marca publica conteúdo, também pode receber comentários e mensagens com sugestões, dúvidas e reclamações. Para não frustrar ninguém, tenha certeza de dar a devida atenção a essas pessoas quando interagirem na sua página.

Veicule anúncios inteligentes

Uma das maiores contribuições da internet para a publicidade foi a invenção dos anúncios digitais. Eles possibilitam segmentar o seu conteúdo para grupos altamente específicos, permitindo que haja uma alta taxa de conversão. Como é possível monitorar seus resultados em tempo real, você consegue comprovar o sucesso das suas campanhas rapidamente.

Esse tipo de anúncio está presente na maioria das redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Dá para usar como base o rico volume de informações que essas plataformas possuem sobre seus usuários para atingir exatamente quem tem perfil para se tornar seu cliente e maximizar o seu potencial de sucesso.

Também é possível utilizar o motor do Google para direcionar negócios à sua empresa. Ao patrocinar links na página de resultados de pesquisas, você consegue aparecer para quem está procurando por termos relacionados ao seu produto. Além disso, o Google possui a Rede de Display, uma forma de anunciar automaticamente nos principais sites e blogs da internet baseando-se no perfil do usuário.

Otimize o conteúdo do seu site

Fortalecer a visibilidade online da sua empresa envolve aparecer para mais gente. O Google pode ser um poderoso aliado nisso, já que é capaz de indexar as suas páginas e sugeri-las para quem buscar por termos relacionados a elas. No entanto, isso somente vai acontecer se você implementar uma boa estratégia de SEO.

A sigla significa search engine optimization ou otimização para mecanismos de buscas. Consiste em configurar o seu conteúdo para que ele seja lido adequadamente pelo algoritmo do Google e, assim, receba a devida importância na página de resultados de pesquisas. Quanto mais conteúdo otimizado você tiver, mais pode aparecer.

O esforço de SEO não é definitivo. Ele precisa ser contínuo, já que você deve sempre contar com conteúdo inédito e todos os dias podem surgir novidades no algoritmo do buscador que requerem adaptações da sua parte.

Quais serão os próximos passos?

Vendo os principais caminhos para melhorar a visibilidade online da sua empresa, está na hora de iniciar o seu planejamento. Considere as maiores necessidades da sua marca e as características do público que deseja atingir. O ponto mais importante é utilizar os canais adequados para que os seus produtos e serviços sejam mais vistos por quem tem perfil para virar seu cliente.

Uma ótima forma de garantir mais acertos nesse trabalho consiste em realizar testes. Experimente abordagens diferentes e fique de olho nos seus resultados para comprovar o sucesso dessas possibilidades. Assim, você poderá conhecer os melhores caminhos para aprimorar a visibilidade online da sua empresa levando em conta suas particularidades.

Está com dificuldades para desenvolver uma estratégia direcionada às pessoas certas? Continue no nosso blog e aprenda como identificar o público-alvo da sua marca!